terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Qualificação abre caminho para uma vida melhor

17/02/2014 16:45

Formandos dos cursos voltados ao público do Brasil Sem Miséria miram empregos formais e empreendedorismo para melhorar renda
Clique para conferir a Galeria

Imagem da tela de acesso do portal. Clique na Imagem para Ampliar
Governador Valadares (MG), 17 – Diante da presidenta da República, Dilma Rousseff, a beneficiária do Bolsa Família Luzia do Carmo Moreira de Sousa, de 52 anos, não escondeu a felicidade e o orgulho de receber das mãos da maior autoridade do país o diploma de auxiliar de departamento pessoal. Luzia é uma dos 1.254 novos profissionais que se formaram em cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) voltados ao público do Plano Brasil Sem Miséria nesta segunda-feira (17), em Governador Valadares (MG).
Solteira, com um filho, o pai idoso e um irmão deficiente em casa, ela foi encaminhada ao Pronatec pelo Centro de Referência de Assistência Social (Cras) que acompanha a família. Estava afastada do mercado de trabalho desde 2006 e precisava de ajuda para recomeçar. Com o curso do Pronatec, as perspectivas se ampliaram e Luzia já tem um emprego em vista. “Eu tenho uma proposta de emprego muito boa, é só terminar o curso e dar uma melhorada na informática para começar a trabalhar. Uma pessoa ficou sabendo que eu estava me qualificando e me fez a proposta de emprego”, comemora.
Enquanto isso, Rosária Ferreira da Costa Varela, de 26 anos, mãe de quatro filhos, acabou de receber o diploma de padeira e confeiteira e pensa em abrir o próprio negócio enquanto se mantém com o Bolsa Família. “Eu trabalhava, engravidei, saí do emprego e agora fiz o curso do Pronatec. É uma área que eu gosto e, como eu tenho crianças, posso trabalhar em casa”, diz. As mulheres representam 95% dos formandos que receberam o diploma nesta segunda-feira e foram responsáveis por mais de 80% das matrículas no município.
Acessibilidade – Também formando do Pronatec, o cadeirante Guilherme Peixoto da Silva, 49 anos, tem muito a conquistar, mas comemora cada vitória. Por muitos anos, sua deficiência física foi um fator limitante para estudar, trabalhar e se socializar. Ele recebe um salário mínimo mensal do Benefício de Prestação Continuada (BPC) e está cursando o supletivo do ensino médio. E agora concluiu o curso de auxiliar administrativo pelo Pronatec. “O curso foi fácil por causa da acessibilidade e dos professores, que são muito bons”, afirmou.
Guilherme pretende fazer outros cursos e trabalhar na área administrativa para aumentar a renda e melhorar sua qualidade de vida. Se conseguir um emprego, vai deixar o BPC. “Eu quero conseguir um emprego melhor para dar melhores condições e assistência para a minha esposa e meu filho. O BPC é somente quem não consegue um trabalho, ele não dá 13º salário, por exemplo. Embora ele ajude muito a vida gente, trabalhando temos uma vida melhor.”
O casamento, que parecia ser um sonho difícil, lhe deu um filho, hoje com um mês de idade, que passou a ser o centro da sua dedicação e esforço para um futuro melhor. O que Guilherme pretende agora é um trabalho fixo com carteira assinada, para garantir todos os direitos previdenciários à sua família.
Juventude – Os cursos do Pronatec Brasil Sem Miséria são gratuitos e voltados para pessoas a partir dos 16 anos, preferencialmente beneficiários do Bolsa Família. O casal Ingrid da Silva, de 19 anos, e Uezimar de Oliveira, de 17 anos, está se qualificando também em padaria e confeitaria. Ela concluiu o curso em dezembro do ano passado, quando nasceu sua filha, enquanto o namorado ainda está freqüentando o curso. Esta é a primeira profissão do jovem casal. “Eu já estou distribuindo currículo pensando em minha filha”, afirma a garota.
Os cursos do Pronatec em Governador Valadares foram realizados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Comércio (Senac), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat). Além da presidenta Dilma Rousseff, os ministros Tereza Campello, Pepe Vargas, Antônio Andrade e Henrique Paim e a prefeita Elisa Costa também prestigiaram a cerimônia de formatura.
Cristiane Hidaka
Ascom/MDS
(61) 2030-1021
www.mds.gov.br/saladeimprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário