terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Pronatec Campo abre 120 mil vagas para cursos de educação profissional e tecnológica


O Governo Federal autorizou, para o primeiro semestre de 2014,  a abertura de cerca de 120 mil vagas para 6.681 turmas em 204 tipos de cursos do Pronatec Campo - Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego no Campo. São cursos de educação profissional e tecnológica para fortalecer a reforma agrária e a agricultura no País, por meio de uma expansão na oferta de educação profissional para os diferentes públicos do meio rural.
O Pronatec Campo abrange os cursos apoiados pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e de outros ministérios e secretarias estaduais de educação. O MDA apoia mais de 38 mil vagas para 1.493 turmas em 175 tipos de cursos. O público-alvo são os agricultores familiares, povos e comunidades tradicionais, assalariados e assentados da reforma agrária.
Os institutos federais, as escolas vinculadas às universidades federais, redes estaduais e Centros Federais de Educação Tecnológica (Cefets) oferecem os cursos em 594 municípios de todo o País.
Distrito Federal
Nesta quarta-feira (12), em Brasília (DF), começarão os cursos de padeiro e de auxiliar de recursos humanos, com 40 e 80 vagas respectivamente e carga horária de 240 horas, cada um. O curso de operador de processamento de frutas e hortaliças, na capital federal, tem previsão de início em abril, com 40 vagas. Todos serão realizados na Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag).
“Uma parte importante do público é formada por jovens agricultores e o programa tem uma grande diversidade de cursos que vai desde agroecologia e agroindústria até alternativas não agrícolas como a panificação, entre outros. Com isso, a gente espera que eles possam usar cada vez mais o conjunto de políticas públicas que possibilitem aumento de renda e oferecem à população uma maior produção com mais qualidade”, ressalta o secretário de Agricultura Familiar do MDA, Valter Bianchini.
A iniciativa do Pronatec Campo integra o Programa Nacional de Educação no Campo (Pronacampo), do Ministério da Educação (MEC) e faz parte do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), criado em 2011.


Cursos
Cada pessoa pode fazer até três cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) por ano e um curso técnico. Os cursos FIC servem para a qualificação profissional, conferem certificado de formação e são mais curtos, com duração mínima de 160 horas e dois meses. Já os cursos técnicos conferem diploma aos alunos e possuem carga horária mínima de 800 horas e duração mínima de um ano, além da carga horária prevista para o estágio profissional supervisionado.
Alguns exemplos dos 175 tipos de cursos apoiados pelo MDA são: tratorista agrícola; suinocultor, produtor de queijo, preparador de pescado; operador de máquinas e implementos agrícolas; horticultor orgânico; agricultor familiar; aquicultor, ovinocultor; agente de desenvolvimento socioambiental, viveirista de plantas e flores; horticultor orgânico; e artesão de pintura em tecido, entre outros.
Matrícula
Os interessados devem procurar as delegacias do MDA para se informar sobre os cursos ofertados no seu estado e verificar disponibilidade de vaga para o semestre. As delegacias fazem a pré-matrícula. Os alunos terão até sete dias para ir à instituição de ensino e confirmar a matrícula.

Se sobrar vagas, as turmas serão abertas para inscrição online e qualquer pessoa poderá se inscrever nas vagas remanescentes pelo portal do Pronatec do MEC, no prazo de dez dias antes do início do curso. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário