quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Carlos Brando: Falta de chuvas prejudica produção brasileira de café


 Chuva está entre 1/3 e 1/4 dos volumes normais do mês de janeiro. Precipitações são importantes no estágio em que estão as plantas para regular a temperatura dos cafezais. Com os grãos em período de formação, a seca pode aumentar o percentual de grão chocho.
A falta de chuvas é prejudicial para a produção de café no Brasil. Segundo Carlos Brando, sócio da P&A MArketing Internacional, as chuvas estão entre 1/3 a 1/4 do volume normal para o mês de janeiro. "O cafeicultor está passando por um grande susto, com o mercado movimentado", disse Brando em entrevista para a segunda edição do Mercado & Cia., do Canal Rural.
De acordo com Brando, a seca no período de formação de grãos aumenta o percentual de grão chocho e diminui o tamanho do grão, devido à quebra que ocorre na hora de descascar os grãos. "Quando não chove, a casca engrossa e o grão não cresce tanto", explicou.
Brando e outros especialistas acreditam que pode haver alguma recuperação com as chuvas de fevereiro, embora não haja chuvas programadas para a região produtora de café antes do dia 15. 
As notícias das perdas já chegaram ao mercado internacional, o que elevou os preços para o grão. Brando aponta que é cedo para dizer se a alta foi "nervosa" ou persistente e durável. "Estamos diante de uma perda que pode ser substancial", lembra. Além das perdas no café brasileiro, o mercado também conta com a informação da crise da ferrugem na América Central, que ocasionou em uma perda na ordem de 20% no México.
Fonte: Notícias Agrícolas // João Batista Olivi // Izadora Pimenta
Visualizar |   |   Comentar     |       
- See more at: http://www.redepeabirus.com.br/redes/form/post?topico_id=50325#sthash.eYEmkN1y.dpuf

Nenhum comentário:

Postar um comentário