quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

HF BRASIL: Os hortifrutis e as crianças: como conquistar a preferência deste público?



Cepea, 12 – A edição de fevereiro da Revista Hortifruti Brasil, do Cepea (Centro de Estudos

Avançados em Economia Aplicada), da Esalq/USP, destaca o consumo de hortifrutícolas pelo

público infantil. É na infância que as pessoas vão conhecer e se adaptar aos alimentos e, muito

provavelmente, essas escolhas se refletirão em seus hábitos quando adultos. São pequenas no

tamanho, é verdade, mas as crianças representam um grande potencial de consumo de hortifrutícolas,

ainda pouco explorado.

Se considerada a quantidade recomendada pela Organização Mundial de Saúde, 400 gramas de

frutas e hortaliças deveriam ser consumidas por dia. Tendo em vista que no Brasil há, neste ano,

cerca de 48 milhões de habitantes com até 14 anos (dado do IBGE), o consumo apenas desta parcela

da sociedade absorveria 7 milhões de toneladas desses alimentos.

Com a inserção das mulheres no mercado de trabalho, a taxa de natalidade no Brasil diminui a cada

ano. Mas a população infantil sempre terá destaque, porque o hábito alimentar normalmente se

define nos primeiros anos de vida. Ou seja, quem consome hortifrutícolas desde pequeno tende a

manter esses alimentos em sua dieta na fase adulta. Além disso, os consumidores mirins estão cada

vez mais ativos e exigentes, influenciando, inclusive, as escolhas dos pais diante das gôndolas do

supermercado.

Segundo pesquisadores do Cepea, as crianças são “alvo” de empresas dos mais diversos ramos,

interessadas em atrair a atenção deste público e também de seus pais ou responsáveis. Nesse

sentido, a ingestão de frutas e hortaliças como parte de uma alimentação balanceada pode ser uma

arma contra o sobrepeso e a obesidade infantil, problemas que têm se agravado no Brasil. A POF

(Pesquisa de Orçamentos Familiares) / IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) indica

que o consumo de hortifrutícolas pelos adolescentes em 2008/09 era, em média, de 107,3 g/dia,

enquanto que o de guloseimas, incluindo biscoitos, refrigerantes, refrescos, doces e sanduíches,

chegava a 392 g/dia.

No setor de frutas e hortaliças, as linhas de produtos infantis têm sido idealizadas com objetivo

de agregar valor aos produtos de calibre miúdo, no caso das frutas, ou de conquistar esse nicho

de mercado com os de tipo baby e mini, em hortaliças. Os produtos têm como diferencial serem

embalados e mais práticos – a maioria já é pré-lavada. Além disso, sabor e qualidade são prioridades

de produtores e empresas que atuam neste segmento.

Dentre as formas de lidar com o público infantil, a Hortifruti Brasil destaca:

• Tem hortifruti na escola! A primeira maneira de fornecer mais frutas e hortaliças para os

pequenos é ampliar a distribuição desses produtos em merendas da rede pública de ensino, em

refeições de escolas particulares e também nas cantinas que vendem alimentos nos intervalos das

aulas.

• Conscientização alimentar vem de berço, mas tem reforço fora de casa. A educação alimentar

vem, em grande parte, dos ensinamentos dos pais. Mas, também fora de casa, é importante

que a criança seja estimulada a consumir frutas e hortaliças. Assim, outro modo de incentivar

www.cepea.esalq.usp.br • cepea@usp.br • 19 3429-8837 • PIRACICABA - SP

Piracicaba, 12 de fevereiro de 2014.

as crianças a consumirem hortifrutis tem cunho educativo, com a realização de campanhas de

estímulo e de esclarecimentos sobre alimentação saudável.

• Encantando os olhos para conquistar o paladar. O terceiro meio de tornar frutas e hortaliças

mais atrativas para as crianças é a venda, no atacado e no varejo, de produtos baby, mini,

tradicionais e minimamente processados, muitas vezes em embalagens relacionadas a

personagens infantis. Embora as campanhas de incentivo ao consumo sejam de suma importância

para abranger o público infantil, estratégias de marketing são fundamentais.

Confira também no site do Cepea (http://cepea.esalq.usp.br/hfbrasil/): últimas informações sobre

banana, batata, cebola, cenoura, citros, folhosas, maçã, mamão, manga, melão, tomate e uva.

Outras informações sobre o mercado hortifrutícola: www.cepea.esalq.usp.br/hfbrasil e por meio

do Laboratório de Informação do Cepea: (19) 3429 8837 / 8836 e cepea@usp.br

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