quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Mulheres do Café reúnem-se para traçar planejamento estratégico para a IWCA Brasil

Por Carla de Pádua Martins e Daniela Novaes para a Rede Social do Café
A Aliança Internacional das Mulheres do Café Brasil (IWCA em inglês) é uma articulação que visa integrar as mulheres envolvidas no sistema agroindustrial do café, sobretudo com a aproximação dos países produtores e consumidores.
Cerca de vinte mulheres , entre membros da IWCA e convidadas, se reuniram nos dias  3 e 4 de fevereiro  na sede do SEBRAE - MG , em Belo Horizonte com o objetivo de  estabelecer o planejamento estratégico para o capitulo brasileiro da IWCA.
A reunião foi apoiada por Carmen Lucia Lima de Sousa do SEBRAE Nacional e pelo consultor Gilmar Barboza. Para a consolidação do Plano Estratégico da IWCA,  foi aplicada a Matriz SWOT (Pontos Fortes - Pontos Fracos - Oportunidades e Ameaças) e também a metodologia World Café que corresponde a um modelo de discussão participativa.
Integrantes da IWCA e convidadas na sede do Sebrae - MG
De acordo com Josiane Cotrim, "a IWCA Brasil promove institucionalmente o café e as mulheres envolvidas no negócio de café. Como maior produtor e com um consumo ascendente, o Brasil não podia deixar de estar representado nessa entidade global. E nós chegamos lá graças ao trabalho de um grupo de mulheres visionárias e homens que acreditam no importante papel desempenhado pelas mulheres na cafeicultura”.
Josiane, fundadora da aliança no Brasil,  na ocasião foi sucedida na presidência da IWCA pela até então vice-presidente Débora Fortini, que atua nos ramo de exportação/importação de café. Josiane assume a co-diretoria do Comitê de Relações com Capítulos da IWCA, o que significa que o Brasil passa a integrar a entidade na sua organização a nível internacional.
Dia de Campo na Fazenda Capoeira
Na sexta feira, 07, ocorrerá na Fazenda Capoeira, município de Areado – MG, dia de campo onde serão abordados importantes temas. Vide programação abaixo. A Fazenda Capoeira é de propriedade de Marisa de Souza Contreras, membro da IWCA Brasil .
Visualizar |   |   Comentar     |       
- See more at: http://www.redepeabirus.com.br/redes/form/post?topico_id=50324#sthash.1WFPDgrc.dpuf

Nenhum comentário:

Postar um comentário