quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Por que as metas de Ano Novo são abandonadas ao longo dos meses?

A chegada de um novo ano inspira as pessoas a estabelecer objetivos para o período que se aproxima. Mas o calendário muda e, muitas vezes, nada acontece. Especialista em coaching explica os motivos e conta o que deve ser feito para atingir objetivos e evitar a frustração com desejos não realizados.

Todo 31 de dezembro é a mesma coisa: as pessoas se vestem de branco, fazem alguma simpatia para atrair boa sorte e elaboram uma lista de objetivos para o ano que se aproxima. O calendário muda e nada acontece. As promessas de parar de fumar, trocar de emprego ou de carro ficam esquecidas e os velhos hábitos continuam os mesmos. Por que isso acontece com tantas pessoas?

A psicóloga e coach Roberta Borges explica que a chegada de um novo ano cria nos indivíduos a esperança da chegada de coisas novas e, com elas, a possibilidade de concretizar sonhos, de vislumbrar novas possibilidades. Por isso o hábito de tomar um banho caprichado, colocar roupas novas ou com cores específicas, por exemplo.

“Com a chegada de um novo ano as pessoas têm a sensação e a certeza de que tudo o que quiserem poderá ser obtido, seja no aspecto profissional, material ou afetivo. É um recomeço”, afirma a especialista, mestre em neurolinguística pelo Southern Institute (Florida, EUA) e membro da Sociedade Brasileira de Coaching.

Mas a virada do ano acontece e tudo continua na mesma rotina, explica Roberta Borges. As pessoas continuam fazendo as coisas da mesma maneira e os resultados são os mesmos de sempre. O motivo, segundo a profissional de coaching, é o comodismo e manutenção de velhas crenças.

“O ser humano tem dificuldade para manter o foco nas coisas que deseja. E o brasileiro, especificamente, tende à dispersão e à falta de ambição. A falta de foco, de comprometimento, é o que explica o abandono dos desejos manifestados no Réveillon”, diz Roberta.

O uso das técnicas de coaching pode interromper o círculo vicioso da criação e frustração de expectativas a cada ano, afirma a especialista. O coaching é um processo de alta performance, que viabiliza a realização de sonhos, objetivos e metas. Sua utilização é crescente em todo o mundo, sendo largamente utilizado por grandes empresas no treinamento de seus executivos e na condução das atividades de maneira geral. Cada vez mais os CEOs, artistas, esportistas e pessoas “comuns” vêm utilizando o coaching para viabilizar conquistas específicas.

O coaching (treinamento, em inglês), como o próprio nome já diz, é uma ferramenta que irá treinar os indivíduos descobrir o que os impede de realizar um objetivo, se despir de crenças e desenvolver habilidades, sempre com grande foco no alvo que deverá ser atingido. Os resultados, segundo a profissional, são surpreendentes e podem ser observados ainda durante o processo de treinamento, com resultados concretos.

“Pessoas medianas, que buscam o mediano, vão se manter medianas. Para conseguir colocar os planos em prática, é necessário estar disposto a sair da zona de conforto e se comprometer com a mudança que deseja.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário