terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Boletim do Ipea analisa agroindústria, inovação e produtividade


O 31º Boletim Radar traz resultados de uma enquete eletrônica que mostram a visão dos empresários sobre os gargalos e obstáculos ao crescimento da produtividade
O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) lança nesta quarta-feira, dia 26, às 10h, em Brasília (auditório do 16º andar - SBS, Qd 1, Bl J. Edifício BNDES/Ipea), a 31ª edição do Boletim Radar: tecnologia, produção e comércio exterior. Reunindo cinco artigos, a publicação trata de três temas relacionados às áreas de atuação da Diretoria de Estudos e Políticas Setoriais de Inovação, Regulação e Infraestrutura: agroindústria, inovação e produtividade.
No primeiro artigo, Gesmar Santos discute o perfil da expansão da agroindústria no Brasil a partir de indicadores setoriais e regionais e analisa, ainda, em que medida o crescimento do setor se relaciona com a oferta de matérias-primas nas diferentes Unidades da Federação (UFs). O artigo seguinte, de autoria de Luiz Ricardo Cavalcante e Fernanda De Negri, faz uma estimativa da relação entre os gastos empresariais em pesquisa e desenvolvimento (P&D) e o produto interno bruto (PIB) em 2011, usando como referência os gastos em P&D apurados na edição mais recente da Pesquisa de Inovação Tecnológica do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (PINTEC/IBGE).
A pesquisa de Mariano Macedo discute as “políticas de inovação pelo lado da demanda”, salientando sua importância e avançando na delimitação de um marco de referência para a sua análise. Vanderléia Radaelli e Jefferson Ricardo Galetti dão seguimento ao conjunto de artigos deste número por meio do debate em torno do tema da competitividade industrial e da produtividade. E, por fim, Fernanda De Negri e João Maria de Oliveira apresentam os resultados de uma enquete eletrônica realizada junto a empresas brasileiras para analisar de que forma o problema da produtividade é percebido e quais seriam, na visão dos empresários, os principais gargalos e obstáculos ao crescimento da produtividade.
Ipea - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada 
Fundação pública vinculada à Secretaria de Assuntos Estratégicos, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada fornece suporte técnico e institucional às ações governamentais - possibilitando a formulação de inúmeras políticas públicas e programas de desenvolvimento brasileiro - e disponibiliza, para a sociedade, pesquisas e estudos realizados por seus técnicos.
Assessoria de Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário