quinta-feira, 26 de novembro de 2015

Chuva mais forte traz esperança para a Chapada Diamantina, consumida por incêndios


Por Rogério Imbuzeiro
Foto tirada por Marcelo Portella pouco antes de começar a chover
Foto tirada por Marcelo Portella pouco antes de começar a chover
O fotógrafo Marcelo Portella, que há duas semanas registra a destruição da Chapada e o trabalho dos brigadistas contra o fogo, publicou um depoimento emocionado nas redes sociais. 

Assim como milhares de pessoas que vivem na Chapada Diamantina e o grande número de voluntários que se mobilizou para enfrentar os incêndios, ele comemorou com alegria e esperança a chuva mais forte que caiu no fim da tarde desta quarta-feira. 

Ainda existem focos em diferentes pontos do parque, mas a expectativa é de que a temporada de fogo, que começou em julho e que não dá trégua há mais de um mês, esteja perto do fim. 

Veja novas fotos, um vídeo com imagens da Chapada gravadas nas últimas semanas e o depoimento de Marcelo:




































-
Marcelo Portella enviou na terça-feira para Conexão Jornalismo uma série de fotos que ele fez, após ter se deparado com as imagens de devastação. O fotógrafo trabalha na empresa Imagens & Aventuras, sediada no Rio de Janeiro e especializada em levar grupos de pessoas para expedições em atrações naturais do país. Na quinta-feira da semana passada, um desses grupos encerrou a visita de uma semana ao Parque Nacional da Chapada Diamantina. Marcelo continuou lá e desde então acompanha o trabalho de brigadistas e voluntários. Nesta quinta, ele recebe mais um grupo de visitantes, que vão encarar trilhas e tirar fotografias.

Veja a reportagem que publicamos nesta quarta-feira: Incêndios criminosos já destruíram cerca de 10% do Parque Nacional da Chapada Diamantina - fotos de Marcelo Portella

Na reportagem, também há uma entrevista que gravamos com César Gonçalves, responsável pela administração do parque. Ele revelou que a maioria dos incêndios das últimas semanas foi provocada pelo homem e reclamou que tem apenas quatro funcionários para se revezar na fiscalização de uma área com mais de 100 quilômetros de extensão.

Esta seria uma das explicações para a rotina de destruição na Chapada Diamantina, todos os anos, nos meses de estiagem. Este ano, segundo César Gonçalves, a situação se agravou devido às condições mais adversas do clima, geradas pelo El Niño. Mas o reforço na fiscalização seria fundamental para inibir as ações criminosas.

Antes da chuva, nesta quarta-feira, Marcelo havia feito novas fotos:


-

-

-
Veja abaixo um vídeo publicado na página SOS Chapada Diamantina no Facebook. Ele reúne imagens gravadas nas últimas semanas de incêndios em diferentes pontos da Chapada.



Na mesma página, uma foto mostra por que as autoridades da Bahia reforçaram a atuação das equipes de combate ao fogo nas áreas vizinhas à BR-242, que cruza a Chapada Diamantina.

Perigo para os motoristas: chamas invadiram as pistas da rodovia
Perigo para os motoristas: chamas invadiram as pistas da rodovia   

-
Brigadistas e voluntários também tiveram trabalho árduo para impedir que os incêndios se aproximassem em demasia das cidades que ficam na área da Chapada.

Fogo nas encostas de Ibicoara (BA)
Fogo nas encostas de Ibicoara (BA)  

-
O administrador do parque nacional disse a Conexão Jornalismo que as pancadas de chuva dos últimos dias foram isoladas e fracas, insuficientes para debelar os incêndios. A expectativa é de que agora chova mais forte, para trazer alívio para todos os que vivem e dependem da Chapada Diamantina para sobreviver, além de descanso para as abnegadas equipes que enfrentam o fogo. (E, claro, que no ano que vem o parque possa ter mais funcionários para fiscalizar a região e pelo menos reduzir a ação dos criminosos.)

Veja outros registros feitos em outubro e novembro por diferentes fotógrafos. E, mais abaixo, imagens de áreas da Chapada não atingidas pelo fogo e que também estão na página de Marcelo Portella no Facebook.


-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

Veja também:

Nenhum comentário:

Postar um comentário