segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Ministro Patrus participa de reunião com superintendentes do Incra em Brasília

Publicado dia 18/11/2015
Foto: Ascom MDA

Gestores das superintendências regionais do Incra reuniram-se nesta terça e quarta-feira (17 e 18), em Brasília (DF), para avaliar a execução das ações de 2015 e discutir o planejamento para 2016.
Durante o encontro, que contou com a participação do ministro do Desenvolvimento Agrário, Patrus Ananias, da secretária executiva do MDA, Maria Fernanda Coelho, e da presidente do Incra, Maria Lúcia Falcón, os gestores regionais expuseram desafios e perspectivas de planejamento.
Na oportunidade, o ministro Patrus Ananias reforçou aos gestores que a agenda do Incra e do MDA deve ser mantida. “Nossa prioridade é assentar as famílias acampadas até o fim deste governo. Todos os dias, devemos começar nosso trabalho com este compromisso”, ressaltou, enfatizando ainda a importância da valorização dos gestores, do compromisso com a questão agrária e das ações integradas para atingir as metas.
A Presidente do Incra, Maria Lúcia Falcon, ressaltou a importância da reestruturação das carreiras, do investimento em capacitação dos servidores para proporcionar uma instituição capaz de promover uma reforma agrária e governança fundiária que leve em conta aspectos tecnológicos, territoriais e organizacionas, como a agroindustrialização.
Superação 
A Secretária Executiva do MDA elogiou a atuação dos gestores e ressaltou a importância da integração das superintendências com as delegacias do ministério. “Essa relação é responsável pelos resultados positivos das políticas públicas. Mesmo com todos os desafios enfrentados este ano, vocês conseguiram operacionalizar crédito”, exemplificou Maria Fernanda Coelho.
Confira abaixo trechos da apresentação do ministro do Desenvolvimento Agrário, Patrus Ananias.
Assentamento de famílias acampadas
"Isso para nós é uma questão de honra, é uma questão desafiadora. É um compromisso. Ninguém foi feito para viver na rua, na lona. É uma questão da gente mobilizar pessoas e parcerias, para enfrentar essa questão." 
"A gente tem colocado nossa ação integrada entre o Ministério e o Incra de resolver a situação em dois níveis: o nível das ações concretas, nosso dever de fazer com que as coisas aconteçam; a implementação no dia-a-dia de políticas públicas. A gente sabe que esse é um desafio difícil."
Valorização da produção alimentar da agricultura familiar e assentamentos
"Outro ponto fundamental é o nosso compromisso com o desenvolvimento da agricultura familiar, dos assentamentos, da perspectiva da agroecologia, da produção de alimentos saudáveis, da perspectiva do cooperativismo e também, procurando agregar valor à agroindústria, comercialização, ao acesso aos mercados, à compra direta de produtor consumidor. Esses são os nossos horizontes constantes."
Integração
"A integração entre as superintendências, as pessoas que trabalham no Incra nos estados, com as delegacias do ministério. Nosso rumo é o mesmo. Nossos objetivos, prioridades, são rigorosamente os mesmos. Pode haver dificuldades nessa relação, mas vamos tentar pensar mais no Brasil. Pensar no povo brasileiro, sobretudo nos pobres, nos acampados, nos assentados que ainda esperam muitos direitos, nos espaços de agricultura familiar, e vamos somar esforços." 
"Um ponto importante que quero ressaltar é a das parcerias. Temos algumas parcerias com governadores, prefeitos, movimentos sociais, as entidades ligadas à questão da terra, da reforma agrária; temos que ligar um pouco a questão agrária à questão urbana, pois a terra é a mesma. E nós queremos alimento de verdade no campo e na cidade." 
"A alimentação das pessoas na cidade vem do campo. Então, buscar essas ações integradas, pra gente construir essas parcerias é se integrar cada vez mais. O MDA, o Incra e outras pessoas que trabalham conosco. Devemos buscar conversa com dois órgãos que dizem respeito a nós. Será, sempre que possível, um diálogo com a Embrapa e a Conab. A Conab é fundamental no plano extraordinário para nós, que é o PAA, o Programa de Aquisição de Alimentos da agricultura familiar."
Com informações da Assessoria de Comunicação do MDA

Assessoria de Comunicação Social do Incra
(61) 3411-7404
imprensa@incra.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário