segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Comunidades quilombolas gaúchas vão fornecer 146 toneladas de alimentos a grupo hospitalar



Publicado dia 30/11/2015
 
Cerca de 60 comunidades quilombolas do Rio Grande do Sul são beneficiadas em chamada pública realizada pelo Grupo Hospitalar Conceição (GHC) e lançada no dia 25 de novembro. O projeto estabelece a compra de produtos da agricultura familiar, a fim de alimentar usuários do SUS atendidos nos hospitais do Grupo, em Porto Alegre.
 
Esta segunda chamada para compra de produtos prevê financiamento para a produção de 146 toneladas de alimentos, superando o valor de meio milhão de reais. Para a diretora-superintendente do GHC, Sandra Fagundes, este é um investimento importante. “Significa, ao mesmo tempo, o reconhecimento da importância da segurança alimentar para a produção de saúde e a reafirmação do nosso compromisso com uma política pública de reparação e afirmação de direitos históricos”, pontua.
 
O GHC já realizou oito chamadas públicas e a primeira, voltada à produção de quilombolas, aconteceu em maio deste ano. Com envolvimento de cinco comunidades, contou com a produção de quatro toneladas de alimentos.
 
A iniciativa é possível devido ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) do Governo Federal, a fim de combater a fome e a pobreza no país, assim como fortalecer a agricultura familiar. O programa conta com mecanismos de comercialização que facilitem a aquisição direta de produtos de agricultores familiares ou de suas organizações.
 
A fim de ampliar o alcance da ação nesta nova fase, aconteceu parceria Institucional entre o GHC, Incra, Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), assim como da Fundação Cultural Palmares, da Federação Quilombola do Rio Grande do Sul e da Emater/RS. (Material atualizado às 12h17min, de 30.11.2015)
 
Assessoria de Comunicação Social do Incra/RS
(51) 3284-3309 / 3311
imprensa@poa.incra.gov.br
http://www.incra.gov.br/rs

Nenhum comentário:

Postar um comentário