segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Assentada paraibana tocadora de pífano é destaque em projeto turístico no Cariri paraibano



Publicado dia 27/11/2015

O assentamento Santa Catarina, no município paraibano de Monteiro, a 319 quilômetros de João Pessoa, será palco, neste sábado (28), do lançamento da Rota Cariri Cultural – “entre pedras e veredas”. O projeto, coordenado pelo Sebrae, proporcionará contato com a cultura local, passeios por trilhas e visitas a pontos turísticos existentes na área de reforma agrária, com destaque para a gruta que abrigou, por 25 anos, Isabel Marques da Silva, e que lhe rendeu o apelido: Zabé da Loca.
Artista reconhecida nacionalmente, Zabé da Loca, que há mais de uma década mora em uma casa de alvenaria no assentamento Santa Catarina, será aclamada durante o evento como ‘rainha do pífano’, instrumento que aprendeu a tocar aos sete anos, com o irmão Aristides. Atualmente, aos 92 anos, está recolhida ao lar, mas já fez apresentações em Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Fortaleza (CE), João Pessoa, Natal (RN), no Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ) e em São Paulo (SP).


Reconhecimento

No ano de 2003, Zabé gravou o CD Canto do Semiárido, em que toca composições próprias, além de uma versão do clássico Asa Branca, do Rei do Baião, Luiz Gonzaga. O segundo CD de Zabé da Loca, Cantos do Semi-Árido, foi lançado durante uma apresentação na comunidade do Leitão de Carapuça, em Afogados da Ingazeira (PE). Entre as pessoas na plateia estava o então ministro da Cultura, Gilberto Gil. No mesmo ano, ela recebeu o prêmio “Mulher Forte 2003 Ana Maia”, em João Pessoa, onde também recebeu o título de Cidadã Paraibana.

Durante o Fórum Cultura Mundial, realizado na capital paulista em junho de 2004, Zabé da Loca tocou com o multi-instrumentista Hermeto Pascoal. Em 2007, gravou o CD “Bom Todo”, com produção de Lu Araújo e direção musical de Carlos Malta. O lançamento aconteceu em março do ano seguinte, no Sesc Pompéia, em São Paulo.
A assentada também foi agraciada pelo Ministério da Cultura com o Prêmio “Ordem ao Mérito Cultural”, em 2008, no teatro municipal do Rio de Janeiro. Entre as conquistas mais recentes, ganhou o Prêmio Revelação da Música Brasileira. Uma das últimas apresentações ocorreu em Brasília, como parte do Projeto Epifanias, junto com João do Pife, Carlos Malta e Pife Moderno.

Renda renascença

Além da presença de Zabé da Loca e das belezas naturais do assentamento, os turistas e participantes da Rota Cariri Cultural terão a chance de conhecer as peças em renda renascença elaboradas por um grupo de 18 mulheres. Trazida para o Nordeste por freiras francesas no século 19, a renda difundiu-se entre os moradores de Pernambuco e no Cariri paraibano. Os itens produzidos são vendidos para muitos estados brasileiros.

O assentamento Santa Catarina tem 2,7 mil hectares onde vivem 263 famílias. O turismo rural ganhou evidência no local com o nome de Zabé da Loca. Atualmente, o assentamento recebe visitantes do Brasil e do exterior. Os agricultores são assistidos pela Cooperativa de Trabalho e Prestação de Serviços Técnicos de Reforma Agraria da Paraíba (Cooptera), contrata pelo Incra/PB.


Assessoria de Comunicação Social do Incra/PB
(83) 3049-9259
http://www.incra.gov.br/pb

Nenhum comentário:

Postar um comentário