segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Justiça manda Band recontratar jornalista demitido durante tratamento de câncer

Da Redação

Maurício: de volta à empresa que o demitiu
Maurício: de volta à empresa que o demitiu
Por determinação da Justiça, a Band Rio foi obrigada a recontratar o editor e jornalista Maurício Verfe da Fontoura, 29 anos, que havia sido demitido em maio durante tratamento de câncer. A decisão foi anunciada oficialmente na sexta-feira (20) e efetivada nesta segunda-feira (23) na sede da Band Rio, na Rua Álvaro Ramos, em Botafogo.

Emocionado, Maurício postou na página da sua rede social uma mensagem bíblica da Parábola doFilho Pródigo:: "o bom filho à casa torna!" Ele recebeu cumprimentos por ter conseguido voltar ao trabalho: "parabéns. Um guerreiro nunca desiste!" Dizia um dos posts.


Presidenta do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio, Paula Máiran disse que a decisão da Justiça pôs fim a uma séria e preocupante ilegalidade: "o gesto da empresa em demitir um colega durante tratamento se configurou em um ato covarde e poucas vezes visto na História do jornalismo carioca", disse. Para ela, a disposição de Mauríci Verfe da Fontoura de ir à Justiça fez toda a diferença:

- Ele mostrou como é importante o profissional lutar contra injustiças - disse.

Mauricio foi demitido ao lado de outros profissionais durante o chamado "passaralho" (demissão em grupo) ocorrido no primeiro semestre na sede da Band, no Rio. Entretanto, para sua aflição e da família, ele estava em pleno tratamento de câncer e sem reserva financeira:

- Na época, embora pudesse ficar em casa sob licença, pedi à médica do INSS que me desse alta para retornar ao trabalho. O meu salário havia sido reduzido em 1/3 por conta da pensão do INSS. Com o valor, eu mal conseguia pagar o aluguel - lembrou Maurício que é casado e pai de um menino de dois anos.

Leia também:
Band demite jornalista que fazia tratamento de câncer
Demitido pela Band, jornalista em tratamento de câncer diz enfrentar dificuldades
Editor demitido pela Band faz novo desabafo 
Jornalista faz campanha para conseguir recursos para tratamento de câncer
Maurício Verfe entrevista pacientes que usam a Fosfo



Mas, para a surpresa do jornalista, ao retornar à Band, em vez de votos pela sua recuperação, ele foi avisado que havia ordens superiores para demiti-lo. "Não adiantou ponderar que meu caso era grave e havia risco de morte", lembrou.

Por decisão da Justiça, Maurício Verfe terá um prazo assegurado de pelo menos cinco anos de trabalho e plano de saúde - período em que a possibilidade de retorno da doença pode ser dada oficialmente como eliminada.

Recentemente, em Conexão Jornalismo, Maurício entrevistou pacientes que fazem uso da substância Fosfoetanolamina Sintética - o composto que está em estudo e tem potencial para tratar pacientes com câncer.

Durante seu afastamento da Band, passando por sérias privações financeiras, Maurício foi obrigado a instituir uma campanha de dinheiro na Internet para que pudesse continuar custeando seu tratamento - ao demiti-lo, a Band retirou também seu plano de Saúde. O recurso serviu para pagar parte dos exames que necessitava fazer para acompanhar o desenvolvimento do tumor.

- Agradeço muito a todos que me ajudaram. São pessoas generosas que se sensibilizaram com a minha dor mesmo sem me conhecer. Este fato me fez acreditar ainda mais no ser humano - disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário