Publicado dia 25/11/2015
A Superintendência Regional do Incra no Ceará e a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) iniciaram diálogo para realização de parcerias entre as instituições em benefício das famílias assentadas no estado. Na manhã de terça (24) as duas instituições trocaram experiências e sugeriram ações para o desenvolvimento dos assentamentos, em reunião na sede da Universidade, no Campus da Liberdade, município de Redenção, a 55 km da capital Fortaleza.
Pelo Incra/CE participaram do encontro o superintendente da autarquia no estado, Roberto Gomes, e a técnica do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera), Luzia Maria Silva Cavalcante. O reitor Tomaz Aroldo da Mota Santos e o pró-reitor de Planejamento da Unilab, Plínio Nogueira Maciel Filho, recepcionaram a comitiva do Incra/CE, além de técnicos da Universidade presentes à reunião no auditório.
Na sua apresentação, o superintendente mostrou ações do Incra/CE nas áreas de obtenção de terras, regularização fundiária e de territórios quilombolas, e desenvolvimento dos assentamentos por meio de políticas de crédito, assistência técnica, educação e arte. Gomes destacou duas ações que podem ser fortalecidas a partir de uma parceria com a Unilab: o Terra Sol - programa do Incra que financia e apoia projetos produtivos nas áreas reformadas -, e o Pronera, que oferece cursos de Educação de Jovens e Adultos (EJA), técnicos e universitários para alunos assentados.
De acordo com o superintendente, a Unilab pode ajudar na capacitação dos assentados para execução de ações produtivas e na elaboração de projetos para o Terra Sol. "Muitas vezes contamos com recursos, mas faltam projetos e parcerias para o desenvolvimento de iniciativas produtivas nos assentamentos", disse Gomes, ressaltando a previsão de fortalecimento na ação para o próximo ano, por meio de recursos obtidos pelo Incra junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
Na educação, Luzia citou o curso de Agronomia da Universidade como um dos mais interessantes a integrar o Pronera, por possuir na sua grade curricular o tema da Agricultura Familiar. A técnica do Programa explicou ao reitor e a gestores da Unilab as ações do Pronera e o modelo de ensino dos seus cursos de graduação e pós-graduação, realizado por meio de convênios com as universidades e baseado no regime de alternância, entre aulas nas salas dos centros acadêmicos e pesquisas dos alunos nas áreas reformadas.
Ensino e tecnologias
Além de Agronomia, o reitor Tomaz Mota Santos citou outros cursos, nas áreas da graduação e de extensão, que podem vir a ser acessadas pelas famílias assentadas. "A Unilab tem um programa de expansão, com a criação de novos cursos em programas de extensão, que podem ser apropriadas pelas comunidades, especialmente nos assentamentos, nas comunidades quilombolas, que precisam ou podem melhorar suas vidas se tiverem acesso a um conhecimento que a humanidade já dispõe", disse.
Santos também acenou com a aplicação nas comunidades de tecnologias voltadas à convivência com o semiárido, como o uso de dessalinizadores de água. “Nós temos o conhecimento dessa tecnologia na Universidade, que pode ser usada pelas famílias. Segundo o reitor, a primeira visita do Incra/CE à Universidade "é um momento histórico, que marca o início de uma relação interinstitucional entre as duas instituições”.
Unilab
A criação da Unilab em 2010 integra iniciativas do Brasil para ampliar as relações com países de língua portuguesa do continente africano. O município cearense de Redenção foi escolhido para sediar a universidade por ter sido a primeira no Brasil a libertar seus escravos, antes mesmo da Abolição da Escravatura.
Depois de cinco anos, a universidade vem ampliado seus Centros Acadêmicos para atender alunos do Brasil e de outros países, como: Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor Leste. Atualmente técnicos do Incra/CE realizam, a pedido da Universidade, vistorias de avaliação em áreas que podem vir a sediar Campus universitários da instituição de ensino.
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