domingo, 29 de novembro de 2015

Fórum reúne entidades de assistência técnica em Campina Grande (PB)



Publicado dia 26/11/2015
Crédito: Kalyandra Vaz


Nivelar e qualificar as ações das seis entidades contratadas pelo Incra para prestar Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) nos assentamentos paraibanos e fortalecer suas parcerias com entidades municipais, estaduais e federais. Com esses objetivos, o 2o Fórum Estadual do Programa de Assessoria Técnica, Social e Ambiental à Reforma Agrária da Paraíba reuniu, nesta quinta-feira (25), cerca de 60 pessoas no auditório do Instituto Nacional do Semiárido (Insa), em Campina Grande, a aproximadamente 120 quilômetros da capital, João Pessoa.

Participaram do evento técnicos das entidades prestadoras de Ater, servidores do Incra na Paraíba (Incra/PB), representantes de entidades e órgãos parceiros, como o Insa, a Superintendência de Administração do Meio Ambiente do Estado (Sudema), o Projeto Cooperar, do Governo do Estado da Paraíba, a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural da Paraíba (Emater/PB) e o Instituto Frei Beda de Desenvolvimento Social (IFBDS). Também estavam presentes representantes de movimentos sociais do campo, a exemplo da Comissão Pastoral da Terra (CPT) e do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).

O Fórum foi promovido pelo Instituto de Assessoria à Cidadania e ao Desenvolvimento Local Sustentável (IDS), contratado pelo Incra/PB para promover a articulação institucional e oferecer assessoria técnico-pedagógica às equipes que prestam assistência técnica nos assentamentos.
“É um espaço de grandes discussões estratégicas, integração institucional, troca de experiências e diálogos com parceiros importantes. O objetivo é promover um maior alinhamento ao programa de assistência técnica nos aspectos de concepção, de estratégia e de metodologia, além de dar às entidades parceiras do Incra condições de pautar diretamente a autarquia com suas demandas”, afirmou o diretor do IDS, Valdivan Almeida. “A realização deste segundo fórum inaugura uma fase de maturidade do programa, principalmente das entidades, pois avançamos nas pautas institucionais e conseguimos uma maior integração entre as entidades parceiras do Incra”, acrescentou.

O superintendente do Incra/PB, Cleofas Caju, considerou a realização desta segunda edição como mais um passo importante na qualificação da assistência técnica prestada no estado. “É uma oportunidade de nivelarmos as ações das entidades prestadoras de Ater, respeitando as realidades territoriais e fortalecendo o diálogo com parceiros municipais, estaduais e federais que interagem nos assentamentos paraibanos. O Fórum também tem a missão de integrar as ações de desenvolvimento de assentamentos, considerando os arranjos produtivos locais e as políticas de desenvolvimento do Incra, como o Terra Sol e o Terra Forte”, afirmou Caju.

Programação

Após o café da manhã com que foram recebidos os participantes, a programação teve início com uma análise de conjuntura sobre a Ater no Brasil e os desafios na Paraíba, feita pelo doutor em agronomia Valter de Carvalho, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (Condraf). Ele fez um resumo da história da Ater, desde os anos 1940 até a criação da Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater), em 2013, pelo Governo Federal. Carvalho defendeu a necessidade de maior qualificação dos profissionais da área e da criação de redes de assistência técnica territoriais ou locais, em uma união de esforços para oferecer um trabalho de qualidade aos agricultores assentados.

Para a representante da CPT do Sertão, Cecília Gomes, muitos técnicos agrários ainda são formados com a visão exclusiva do grande agronegócio, como acontecia nas décadas de 1960 e 1970. Uma formação voltada também à agroecologia exigiria, segundo ela, além de uma mudança nos currículos e nos objetivos das instituições de ensino, a abertura dos técnicos aos conhecimentos acumulados por gerações pelos agricultores. “Não se constrói a agroecologia de cima para baixo”, afirmou.

A coordenadora técnica da Central das Associações dos Assentamentos do Alto Sertão Paraibano (Caaasp), Maria Elza Gomes, ressaltou a importância da realização do Fórum na aproximação entre as entidades e o Incra. “Este tipo de evento é importante para que entendamos a conjuntura atual do país e da própria Ater”, disse.

Após o almoço, durante as mesas de diálogos setoriais, os participantes, divididos em grupos, puderam discutir, de forma mais aprofundada, questões específicas com entidades parceiras e com o Incra/PB. Foram quatro destes momentos: Mesa Setorial da Agroecologia com o BNB, Mesa Setorial de Projetos com o Cooperar, Mesa Setorial Ambiental com a Sudema e com o Incra, além da e Mesa Institucional com as Entidades de Assessoria Técnica, Social e Ambiental à Reforma Agrária.

Ater na Paraíba

Atualmente, seis entidades contratadas pelo Incra prestam assistência técnica a 11.331 famílias de 244 assentamentos paraibanos: a Caaasp, a Cooperativa de Prestação de Serviços Técnicos da Reforma Agrária da Paraíba (Cooptera), a Cooperativa de Trabalho Múltiplo de Apoio às Organizações de Autopromoção (Coonap), a Associação Centro de Capacitação João Pedro Teixeira (ACCJPT), a Cooperativa da Agricultura e Serviços Técnicos do Litoral Sul Paraibano (Coasp) e o Instituto Penha e Margarida (Ipema).

Assessoria de Comunicação Social do Incra/PB
(83) 3049-9259
http://www.incra.gov.br/pb

Nenhum comentário:

Postar um comentário