domingo, 29 de novembro de 2015

Pronera forma primeira turma de Serviço Social do país composta por assentados

Publicado dia 25/11/2015

Cinquenta e dois assentados da reforma agrária participaram neste sábado (21) da solenidade de formatura do 1º curso de Serviço Social voltado para movimentos sociais populares do campo do País.A formatura do curso aconteceu no campus da Praia Vermelha, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), no Rio de Janeiro (RJ).

O Curso foi iniciado em 2011 e recebeu alunos oriundos de assentamentos de diversos estados brasileiros. Nestes cinco anos a turma cursou 3.810 horas de aulas da quais 3.180 em disciplinas teóricas curriculares, 150 horas em disciplinas e atividades complementares.

Além do aprendizado em classe o curso contou com 480 horas de estágio obrigatório. Com o objetivo capacitar o profissional para identificar alternativas, avaliar prioridades, apreciar as implicações das soluções escolhidas e compreendendo o significado social da sua intervenção profissional no meio em que atuará.

A coordenadora do curso, Professora Maristela Del Moro explica que os assentados formados em Serviço Social estão aptos a investigar, formular, gerir, executar, avaliar e monitorar políticas públicas sociais, programas e projetos nas áreas de saúde, educação, assistência e previdência social, empresa e habitação.

Rural e urbano

Maristela ressalta ainda os benefícios desta troca de experiência entre o meio rural e urbano, que pôde vivenciar dentro da universidade as questões agrária. Ela enfatizou ainda a qualidade dos trabalhos de conclusão de curso: “ os trabalhos de conclusão de curso dos alunos estão em excelente qualidade, alguns comparáveis até com dissertações de mestrado de tão bons e completos que estão"

A coordenadora do curso fala do impacto que estas pessoas podem proporcionar a suas comunidades voltado formadas em serviço social. "observamos que mais de 90% dos trabalhos finais são voltados às questões agrárias, nos felicitando duas vezes, primeiro por que demonstra que os alunos retornarão ao campo ajudando a melhorar a qualidade de vida do meio rural, e segundo, suprindo uma necessidade por profissionais de assistência social que ainda existe nos pequenos municípios”. Afirma a acadêmica.

O curso de Serviço Social para assentados da reforma agrária é fruto do Termo de Execução Descentralizada entre o Incra, por meio do Programa Nacional de Reforma Agrária (Pronera) e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Alternância

O pronera atua com uma em metodologia específica conhecida como "alternância" na qual os alunos têm um período de internato nas instituições de ensino e outro na comunidades de origem, desenvolvendo atividades de extensão complementar aos cursos.

A metodologia da alternância segue os calendários agrícolas das regiões para não prejudicar a produção nos assentamentos. O objetivo do Programa é democratizar o conhecimento no meio rural, ampliando o nível de escolarização dos assentados nos diversos níveis de educação - alfabetização, ensino fundamental, médio, superior e especialização. O Programa é executado por meio de convênios e Termo de Execução descentralizada com instituições de ensino públicas e privadas sem fins lucrativos.

Assessoria de Comunicação Social do Incra/Médio São Francisco
(87) 3861-2817
www.incra.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário