quarta-feira, 25 de novembro de 2015

Comunidades quilombolas sergipanas recebem novos títulos de propriedade



Publicado dia 23/11/2015
Quilombola Edmílson Santos (centro) recebeu da presidente Dilma Rousseff os três títulos de Sergipe - Foto: Roberto Stuckert Filho/PR
 
 
As 288 famílias das comunidades quilombolas de Serra da Guia, localizada no município de Poço Redondo, e Lagoa dos Campinhos, em Amparo do São Francisco, comemoraram na última sexta-feira (20), dia da Consciência Negra, a entrega de novos títulos de propriedade para a criação de seus territórios.
 
Em evento realizado no Palácio do Planalto, em Brasília, representantes das duas comunidades receberam da presidente da República, Dilma Roussef, títulos de quatro propriedades que passam a compor o perímetro dos territórios, assegurando mais um importante avanço na consolidação dessas áreas. “A entrega desses títulos concretiza todo um trabalho realizado pelo Incra para consolidar os territórios e assegurar as condições necessárias para a preservação cultural e o desenvolvimento dessas comunidades. É  uma conquista muito importante, que fortalece o nosso trabalho e premia a luta e a esperança das famílias quilombolas de Sergipe”, analisou  André Luiz Bomfim Ferreira, superintendente regional do Incra em Sergipe.
 
Representando a comunidade quilombola de Lagoa do Campinho, Edmílson Santos recebeu em Brasília os três títulos definitivos que garantem a posse definitiva da terra a 89 famílias. “Esta é uma vitória de toda a comunidade. Vamos comemorar o reconhecimento de nossa história e a posse definitiva de nossa terra. O futuro de nossa comunidade está garantido”, disse, durante solenidade no Palácio do Planalto.
 
Com o primeiro título de propriedade entregue à comunidade de Serra da Guia e outros três, que se somam aos quatro primeiros obtidos nos últimos anos pela comunidade de Lagoa dos Campinhos, Sergipe atinge a marca de 22 títulos de propriedade consolidados para a criação de territórios quilombolas.
 
Além de Lagoa dos Campinhos e Serra da Guia, também já foram contempladas em Sergipe as comunidades de Mocambo (13 títulos), em Porto da Folha, e Pirangy (1 título), em Capela.
 
Juntas as comunidades de Serra da Guia e Lagoa dos Campinhos possuem 288 famílias autorreconhecidas como remanescentes de quilombos.
 
Maloca   
O Dia da Consciência Negra em Sergipe também foi marcado por eventos culturais e comemorações em diversas comunidades.
 
Na capital Aracaju, no único quilombo urbano do estado - a comunidade Maloca, sediada no bairro Getúlio Vargas -, as famílias, que comemoraram a data acompanhando apresentações de música e dança, aprovaram a prévia do Relatório Técnico de Identificação e Delimitação do território quilombola, produzida pelo Incra. “Nós temos uma comunidade quase centenária e é mais do que justo esse reconhecimento. Temos certeza de que esse é um grande passo para garantir o desenvolvimento e a sustentabilidade para a nossa comunidade e para as nossas famílias”, afirmou Luiz Augusto Bonfim dos Santos, presidente da Associação da Comunidade Quilombola de Maloca. 
 
O documento, peça fundamental para a delimitação da área a ser explorada pela comunidade, seguirá nos próximos meses para publicação no Diário Oficial da União.
 
Assessoria de Comunicação Social do Incra/SE
(79 ) 4009-1524
ascom@aju.incra.gov.br 
www.facebook.com/incrasergipe
http://www.incra.gov.br/se

Nenhum comentário:

Postar um comentário