segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Apicultura é promessa de renda para assentados do Planalto Norte catarinense



Publicado dia 30/11/2015
No assentamento Putinga foi realizado um curso sobre o início da produção e instalada uma Unidade Demonstrativa - Foto: Ascom Incra/SC
 
As boas condições ambientais para produção de mel, a receptividade do mercado internacional para o produto e o interesse dos agricultores assentados são fatores que têm motivado ações da Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) para fomento à apicultura nos Projetos de Assentamento do Incra no Planalto Norte catarinense.
 
Trinta e cinco agricultores assentados da reforma agrária já praticam a atividade nos assentamentos dos municípios de Calmon e Matos Costa, a maioria, de forma rudimentar, mas há experiências individuais que contabilizam aproximadamente 200 colmeias. “A ideia é padronizar e profissionalizar a produção. Para isso, fizemos um planejamento que teve início neste ano, prevendo ações contínuas sobre todo o processo de produção”, explica Ariel Stefaniak, coordenador da ATER prestada pela Cooperativa do Trabalho e Extensão Rural Terra Viva (Cooptrasc) na região. 
 
As atividades começaram no assentamento Putinga, em Calmon, onde foi realizado um curso teórico sobre o início da produção e instalada uma Unidade Demonstrativa (UD) com cinco caixas para abelhas em um dos lotes, para uso coletivo. A atividade contou com a presença de técnicos da Cooptrasc e da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural (Epagri) e 25 assentados para preparo e disposição das caixas para constituição do apiário. Além das caixas, a ATER custeou equipamentos necessários para a prática, como: macacão, luva, cera e coletor de pólen. Para o próximo mês, mais um curso apresentará a etapa de nucleação das colmeias aos agricultores.
 
Condições favoráveis
Segundo Stefaniak, o Planalto Norte se destaca como uma das melhores regiões do país para a produção do mel de melato. A substância adocicada é produzida pelas cochonilhas, insetos que povoam as matas de bracatinga e capoeira e atraem as abelhas para produção de mel.
 
Mais escuro e menos doce, esse tipo de mel é muito apreciado na Europa, onde empresas catarinenses têm liderado premiações como o melhor mel do mundo.
 
A princípio, os assentados comercializam sua produção em tambores de 200 litros vendidos em entrepostos na região. Posteriormente, será possível propor projetos para comercialização própria. Para incentivar essa cadeia produtiva, o Incra acompanha o desenvolvimento das ações em um plano de negócios de Desenvolvimento Regional Sustentável (DRS). 
 
Assessoria de Comunicação Social do Incra/SC
(48) 3733-3560
comunica.sc@fns.incra.gov.br
twitter.com/incrasc
facebook.com/incrasc
http://www.incra.gov.br/sc

Nenhum comentário:

Postar um comentário