terça-feira, 1 de dezembro de 2015

Estratégias de governança fundiária do Incra são apresentadas em publicação internacional



Publicado dia 01/12/2015
Diretor Richard Martins Torsiano já havia apresentado estratégias do Incra de governança da terra em simpósio internacional - Foto: Ascom Incra
 
A governança da terra no Brasil foi tema de artigo publicado pelo diretor de Ordenamento da Estrutura Fundiária do Incra, Richard Martins Torsiano, na última edição da revista Mapping, publicação internacional que aborda temas relacionados às Ciências Agrárias e Geomática.
 
Em seu artigo, Torsiano relatou as iniciativas da autarquia na gestão cadastral e territorial do país, destacando a atuação do órgão de acordo com as diretrizes voluntárias sobre o uso da terra, dos recursos pesqueiros e florestais instituídas pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO). 
 
A integração de bases de dados cadastrais, o registro da propriedade rural, a certificação dos imóveis rurais e a regularização de terras públicas também foram temas discutidos no artigo internacional, que apresentou as iniciativas do Instituto de governança da terra para os países ibero-americanos.
 
O diretor ressaltou ainda na publicação que o governo brasileiro necessita de informações, que podem ser processadas e analisadas para conhecer a situação atual e as tendências futuras dos processos de ocupação e exploração de imóveis rurais no país, como instrumento de controle do uso da terra e defesa dos direitos de comunidades tradicionais.
 
Intercâmbio
As estratégias do Incra de governança da terra já haviam sido destacadas em simpósio internacional, que reuniu especialistas de países iberoamericanos para discutir temas ligados ao cadastro de terras. O evento ocorreu, em Brasília, no período de 24 a 26 de agosto, organizado pela autarquia em conjunto com o Comitê Permanente sobre Cadastro na Ibero-América (CPCI).
 
Atualmente, o Incra representa o Brasil no CPCI, fórum que reúne instituições públicas dos países da América Latina e ibéricos (Espanha e Portugal), ocupando a vice-presidência do comitê.
 
A publicação
A Mapping é uma publicação técnica-científica editada na Espanha, que circula nos países ibero-americanos, para difundir experiências, promover intercâmbio de informações e debates sobre projetos nas áreas de Tecnologia da Geoinformação, Cartografia, Topografia, Fotogrametria, Meio Ambiente e outras disciplinas vinculadas à Geomática e Ciências Agrárias.
 
Leia AQUI o artigo veiculado em espanhol na revista Mapping.
 
Assessoria de Comunicação Social do Incra
imprensa@incra.gov.br
(61) 3411-7404

Nenhum comentário:

Postar um comentário