terça-feira, 1 de dezembro de 2015

Incra e Ministério da Cultura discutem projetos culturais para comunidades quilombolas



Publicado dia 01/12/2015
A valorização das tradições culturais das comunidades quilombolas pautou a audiência da presidente do Incra, Maria Lúcia Falcón, com o ministro da Cultura, Juca Ferreira, dia 30 de novembro, em Brasília (DF). No encontro foram debatidas possíveis ações conjuntas entre o ministério e a autarquia para desenvolvimento de projetos para as áreas remanescentes de quilombos.
Participaram da reunião a coordenadora geral de Regularização de Territórios Quilombolas do Incra, Isabelle Picelli, o representante da Coordenação Nacional das Comunidades Quilombolas (Conaq), Antônio Bispo, a secretária de Cidadania e Diversidade Cultural do Ministério da Cultura, Ivana Bentes, e o assessor especial do ministro Fred Maia.
Lúcia Falcón destacou a necessidade de assegurar outras políticas públicas às famílias quilombolas, pois além do acesso à terra, é preciso preservar as tradições culturais, com o desenvolvimento de ações que valorizem as diversas manifestações artísticas. Ela enfatizou ainda que é preciso aproveitar essse potencial como fonte de geração de emprego e renda para as comunidades com a implantação de projetos turísticos, centros de memória e outras iniciativas.
Juca Ferreira salientou que é preciso valorizar as manifestações culturais das comunidades quilombolas, destacando que a cooperação com o Incra será importante, pois há diversas possibilidades de trabalhos conjuntos.
Ações
A instalação de Pontos de Cultura em territórios quilombolas é uma ação conjunta que pode ser desenvolvida pelo Incra e pelo Ministério da Cultura. Os pontos valorizam as iniciativas de grupos e comunidades, ampliando o acesso aos meios de produção e circulação de bens e serviços culturais. Outra possibilidade é a organização de feiras da agricultura familiar e dos povos tradicionais (pescadores, extrativistas e quilombolas) com o objetivo de promover a venda de produtos e bens e incentivar manifestações culturais. “Precisamos mostrar o que está sendo feito nessas áreas e transformar o saber dos povos em produtos e apresentações”, destacou Juca Ferreira.
Como encaminhamento da audiência, foi acordada a realização de novos encontros para discutir a elaboração de projetos e ações conjuntos entre o Incra e o Ministério da Cultura para atender as comunidades quilombolas, contemplando ainda os projetos de assentamento.
Assessoria de Comunicação Social do Incra
Telefone: (61) 3411-7404
imprensa@incra.gov.br
www.incra.gov.br
Twitter: https://twitter.com/Incra_oficial
Facebook: https://www.facebook.com/incraoficial?ref=bookmarks

Nenhum comentário:

Postar um comentário