Publicado dia 02/12/2015
O evento ocorreu em hotel de Aracaju - Foto: Ascom Incra/SE
Cerca de 100 pessoas, entre estudantes, agricultores assentados, quilombolas e representantes de diversas instituições participaram na terça-feira (1) do II Seminário Sobre Pronera e Educação do Campo em Sergipe.
O evento, sediado no auditório de um hotel, em Aracaju, debateu as ações desenvolvidas nos últimos anos pelo Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera) em Sergipe. “Um evento como esse é sempre uma grande oportunidade para discutirmos ações e estratégias que possam fomentar o processo educacional nos nossos assentamentos”, afirmou Tania Aciole Bomfim, do Incra, integrante da coordenação do Pronera em Sergipe.
Além de debater as ações já desenvolvidas pelo programa, o seminário visa, também, traçar um novo panorama estratégico para os trabalhos do Pronera no estado. “O Pronera é um programa que investe no que há de mais importante para assegurar o desenvolvimento das famílias no meio rural. E em um evento como esse, com a presença e o compromisso das instituições que temos como parceiras, abrimos boas perspectivas para o avanço dessas ações que estão ajudando a transformar o campo aqui em Sergipe”, analisou André Bonfim Ferreira, superintendente regional do Incra em Sergipe.
Além do Incra e dos movimentos quilombola e de Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), também enviaram representantes ao evento a Universidade Federal de Sergipe (UFS), o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe (IFS) e as Secretaria de Estado da Educação de Sergipe (Seed) e da Agricultura, do Abastecimento e da Irrigação de Sergipe (Sagri).
Pronera em Sergipe
Desde a criação do Pronera, em 1998, foram desenvolvidos em Sergipe cursos de Magistério e dos níveis Fundamental e Superior. Ao todo, 909 agricultores receberam formação por meio do programa, sendo 97 desses em nível Superior, nos cursos de Engenharia Agronômica e Pedagogia da Terra, ministrados pela UFS.
Atualmente, outros 50 estudantes estão matriculados no curso de Agroecologia, desenvolvido pelo IFS.
Assessoria de Comunicação Social do Incra/SE
(79 ) 4009-1524
ascom@aju.incra.gov.br
www.facebook.com/incrasergipe
http://www.incra.gov.br/se
Nenhum comentário:
Postar um comentário