domingo, 1 de setembro de 2013

Seminário debaterá crise da representação e renovação da democracia


Seminário debaterá crise da representação e renovação da democracia

O governo do Rio Grande do Sul promoverá, dias 5 e 6 de setembro, o seminário Crise da Representação e Renovação da Democracia no Século XXI. O evento quer promover um amplo debate sobre as perspectivas de renovação das instituições democráticas no Brasil e no mundo, na esteira das manifestações de junho e de seus desdobramentos no cenário político nacional.

Porto Alegre - O governo do Estado do Rio Grande do Sul promoverá, dias 5 e 6 de setembro, o seminário Crise da Representação e Renovação da Democracia no Século XXI. O evento quer ser um “amplo debate sobre as perspectivas de renovação das instituições democráticas no Brasil e no mundo, na esteira das manifestações do último mês, e seus desdobramentos no cenário nacional”.

Também estarão em pauta temas como reforma da comunicação, novas tecnologias e experiências inovadoras de participação. Esses temas estarão divididos em quatro mesas de debate, com convidados nacionais e internacionais em colóquios presenciais ou por meio de videoconferência. Todos os debates serão transmitidos ao vivo pelo site do Gabinete Digital e por blogs e sites que assim o desejarem.

A abertura do encontro ocorrerá na quinta-feira (5), às 18 horas, no Palácio Piratini, com um debate sobre “Representação política no século XXI: crise e alternativas”. Participarão da mesa de abertura: Tarso Genro (governador do Rio Grande do Sul), Dalmo Dallari (professor da Universidade de São Paulo), Fernando Abrúcio (Fundação Getúlio Vargas), Altamiro Borges (presidente do Centro de Estudos de Mídia Alternativa), Juarez Guimarães (professor da Universidade Federal de Minas Gerais), João Pedro Stédile (MST) e a jornalista Maria Inês Nassif (Jornal GGN e Carta Maior). A moderação ficará a cargo de Vinicius Wu (Secretário-Geral do Governo do RS).

Na sexta-feira, as atividades serão realizadas no Teatro Bruno Kiefer, da Casa de Cultura Mário Quintana, com a seguinte programação:

9h – Credenciamento
Local: Teatro Bruno Kiefer – Casa de Cultura Mário Quintana


9h30min – Narrativas independentes e reforma da comunicação
Local: Teatro Bruno Kiefer – Casa de Cultura Mário Quintana

Renato Rovai (Revista Fórum)
Venício Lima (jornalista)
Antônio Martins (jornalista, site Outras Palavras)
Lino Bocchini (Carta Capital)
Luiz Carlos Azenha (Record e Viomundo)
Joaquim Ernesto Palhares (Carta Maior)
Moderador: Daniel Bittencourt (Unisinos)

14h – Novas tecnologias e reforma das instituições democráticas
Local: Teatro Bruno Kiefer – Casa de Cultura Mário Quintana

Sergio Amadeu (sociólogo, pesquisador em software livre)
Luis Nassif (jornalista), via webconferência
Wilson Gomes (UFBA)
Ronaldo Lemos (advogado, fundador do Centro de Tecnologia e Sociedade)
Pablo Capilé (Fora do Eixo)

16h30min – Experiências internacionais e formas inovadoras de representação
Local: Teatro Bruno Kiefer – Casa de Cultura Mário Quintana

Bernardo Gutiérrez (articulador internacional do 15M, Espanha)
André Rubião (Centro de Estudos Sociais da América Latina/UFMG) – webconferência
Eiríkur Bergmann (Escola de Ciências Sociais da Bifröst University, Islândia)
Benedito Tadeu César (cientista político)
Celi Pinto (cientista política)
Moderador: Marco Cepik (Cegov-UFRGS)

Sala de cobertura colaborativa
Por iniciativa do Gabinete Digital, do governo do Estado, no dia 6 de setembro haverá um espaço ao lado do Teatro Bruno Kiefer, na Casa de Cultura Mário Quintana (CCMQ) destinado à cobertura colaborativa. Serão disponibilizadas mesas, tomadas e uma rede exclusiva de internet para os interessados. No teatro e no resto do espaço, poderá ser utilizada a rede internet wi-fi da CCMQ. A proposta do Gabinete Digital é valorizar o conteúdo original e dispobilizar um espaço para concentrar tudo o que for produzido sobre o evento. 

Haverá uma seção no site do mesmo, criada para agregar esses materiais. Tweets e fotos do Instagram aparecerão automaticamente, bastando usar a hashtag #criseXXI. Os conteúdos de blog e Flickr serão disponibilizados em formato de link, direcionando para o endereço de origem, onde estarão na íntegra. Para isso, bastará preencher um formulário simples a cada inserção, com o nome do site, nome do autor, link original do conteúdo e link de uma imagem. Em caso de vídeo, é só incluir o link que ele será automaticamente publicado. Maiores informações sobre como participar podem ser encontradas na página do Gabinete Digital.

Nenhum comentário:

Postar um comentário