sexta-feira, 19 de setembro de 2014

PDDE Mais Educação terá encontro de formação em Recife

Escrito por  Assessoria de Comunicação Social do FNDE

PDDE Mais Educação terá encontro de formação em RecifeAscom/FNDE
Nesta quinta e sexta-feira (18 e 19), o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), a Secretaria de Educação Básica (SEB) do Ministério da Educação e a Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) promovem encontro em Recife (PE) para promover formação sobre execução financeira e prestação de contas do Programa Dinheiro Direto na Escola Mais Educação. O evento vai acontecer na sede da Fundação, na Av. Dezessete de Agosto, 2.187 - Casa Forte - Recife-PE.
Na oportunidade, também está prevista webconferência com o ministro da Educação, José Henrique Paim.
“Esse é um esforço conjunto de três parceiros importantes para que haja uma boa execução do PDDE Mais Educação. Contamos ainda com o apoio do Consed (Conselho Nacional de Secretários de Educação), da Undime (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação), da Rede do Programa Formação pela Escola e dos Comitês Territoriais do Programa Mais Educação”, explica Adalberto Domingos da Paz, coordenador Nacional do Programa Formação Pela Escola do FNDE e um dos principais articuladores da implantação do programa PDDE desde o início, em 1995.
“Este ano, o orçamento do PDDE e suas ações vinculadas, chamadas de Mais Educação, é de R$ 2,6 bilhões”, informa o coordenador-geral de Apoio à manutenção Escolar do FNDE, José Maria Rodrigues de Souza. Já o coordenador do Programa Formação Pela Escola disse que “sabemos que os técnicos e gestores enfrentam dificuldades tanto na execução do recurso, quanto na prestação de contas. Por essa razão, queremos instituir um processo continuado de formação para as pessoas que lidam com o Programa e assim garantirmos cada vez mais o melhor desempenho na execução dos recursos públicos do PDDE”.
O objetivo do FNDE é construir um módulo composto de material didático em versão online a ser disponibilizado no ambiente virtual de aprendizagem (Plataforma Moodle), para integrar o curso de capacitação a distância, disponível no sítio do FNDE, www.fnde.gov.br, em Formação pela Escola / Consultas.
Formação pela Escola - O Programa Nacional de Formação Continuada a Distância nas Ações do FNDE (Formação pela Escola) tem por objetivo fortalecer a atuação dos agentes e parceiros envolvidos na execução, no monitoramento, na avaliação, na prestação de contas e no controle social dos programas e ações educacionais financiados pelo FNDE. É voltado, portanto, para a capacitação de profissionais de ensino, técnicos e gestores públicos municipais e estaduais, representantes da comunidade escolar e da sociedade organizada.
Segundo o coordenador Adalberto da Paz, a SEB/MEC e o FNDE estão elaborando o conteúdo do Curso PDDE Mais Educação, o qual comporá o portfólio de cursos do Programa Formação pela Escola e será disponibilizado na plataforma de aprendizagem para os técnicos, gestores e conselheiros que realizam o controle social dos recursos do PDDE Mais Educação. “No encontro de Recife, vamos, inclusive, identificar problemas na prática, pois queremos escutar a todos para ajustarmos o conteúdo do curso que pretendemos formatar em breve”, completou.
A expectativa do FNDE é que cerca de 200 técnicos e gestores de todo o país participem do evento. Todos eles serão potenciais multiplicadores e farão parte da Rede de Formadores do PDDE Mais Educação distribuídos em todos os estados brasileiros.
O objetivo imediato é promover a interlocução e disseminar o conhecimento adquirido nas oficinas dos dias 18 e 19, na I Ação Nacional Integrada de Formação para a Gestão e Execução do Programa Mais Educação, prevista para os dias 6 e 10 de outubro de 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário