segunda-feira, 16 de novembro de 2015

Governo da Bahia propõe parceria para garantir segurança hídrica de assentamentos

Publicado dia 12/11/2015

A Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento da Bahia apresentou ao Incra proposta de convênio para implantação de sistemas simplificados de abastecimento em assentamentos da reforma agrária. O projeto foi apresentado pelo titular da pasta, Cássio Ramos Peixoto, à presidente da autarquia, Maria Lúcia Falcón, nesta quinta-feira (12), em Brasília.
Participaram da audiência os assessores do Governo da Bahia, Jonas Paulo e Jackson Ornelas, Por parte do Incra, acompanharam o coordenador geral de Infraestrutura, Douglas de Jesus, o diretor de Desenvolvimento, César Aldrighi, e os assessores da presidência, Gustavo Noronha, João Scaramella e Sérgio Rezende.
A proposta já foi formalizada no Sistema de Convênios do Governo Federal (Siconv) e será analisada pela Superintendência Regional da Bahia. A meta é beneficiar 4.169 famílias baianas em 39 assentamentos. A previsão de investimento é de R$ 32 milhões e as obras devem ser executadas em 2016 e 2017. Segundo Cássio Peixoto, a intenção é implantar infraestrutura para atender os assentamentos com problemas de abastecimento e segurança hídrica. “Mais do que levar água às famílias, queremos levar desenvolvimento às comunidades”, disse.
PDI São Francisco
Após conhecer a proposta, Lúcia Falcón apresentou aos representantes do governo baiano o Plano de Desenvolvimento Integrado do São Francisco, que tem por objetivo promover o desenvolvimento dos agricultores familiares a partir de arranjos produtivos e sistemas inovativos locais na área do Médio e Baixo São Francisco.
O plano prevê a integração de ações do poder público em benefício de 270 assentamentos da reforma agrária, onde vivem 13.267 famílias, além de agricultores familiares, distribuídos em 87 municípios no entorno do Rio São Francisco entre os estados de Alagoas, Bahia, Pernambuco e Sergipe. Lúcia Falcón destacou que o Incra está propondo a convergência de ações existentes, com planos de médio e longo prazo, para mudar a realidade das comunidades rurais nesssa região. “A articulação de políticas pode levar ao desenvolvimento de diversas cadeias da agricultura familiar, incentivar a agroindustrialização e o uso de novas tecnologias, dinamizando a região."
A presidente do Incra destacou ainda o interesse do governo baiano em discutir alternativas de desenvolvimento para os assentamentos e a construção de parcerias para apoiar cadeias produtivas, implantação de agroindústrias e sistemas de abastecimento.

Assessoria de Comunicação Social do Incra
(61) 3411-7404
imprensa@incra.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário