quarta-feira, 11 de novembro de 2015

Outubro Rosa supera expectativas e impulsiona Campanha do Novembro Azul em assentamentos de Andradina/SP



Publicado dia 11/11/2015
 
Com esclarecimentos práticos sobre o câncer de mama e a saúde da mulher como um todo, a Campanha Outubro Rosa nos assentamentos da reforma agrária no município paulista de Andradina vem mostrando os resultados concretos. Isso é provado com o aumento do número de agendamentos de mamografia e efetivo comparecimento aos exames.
 
As atividades foram realizadas pela Cooperativa de Trabalho de Assessoria Técnica e Extensão Rural (Coater), entidade contratada pela Superintendência Regional do Incra em São Paulo para prestação de assistência técnica, em parceria com a Rede Andradinense de Apoio ao Paciente com Câncer (Rapac), incluindo onze cursos que atingiram 250 mulheres. Além do maior comparecimento aos exames – muitas agendavam, mas não compareciam – , a campanha despertou as mulheres para a saúde como um todo. Elas estão cobrando mais palestras dos profissionais de saúde.
 
O retorno das participantes tem sido motivador, muitas fizeram o preventivo nos assentamentos. "Algumas tinham medo em realizar esses exames, medo do desconhecido, ou receio que fosse dolorido, desconfortável, e puderam esclarecer tabus e medos. Foi uma iniciativa única”, avalia Luis Carlos Tezoto, gerente da Coater – Núcleo Operacional de Andradina. 
 
Os bons resultados trazem perspectivas positivas para as atividades do Novembro Azul – mês dedicado mundialmente ao combate do câncer de próstata. Considerada uma campanha mais difícil por conta da rejeição do público masculino em debater o assunto e de realizar exames preventivos a partir dos 45 anos, os profissionais do Serviço Social, Comunicação Social e da equipe técnica da Coater que realizaram o Outubro Rosa perceberam que as mulheres querem a campanha. 
 
As assistentes sociais estão fazendo sondagens nos assentamentos e uma proposta ainda está sendo construída, mas a equipe da Coater considera o interesse demonstrado pelas mulheres  fundamental para que as informações sobre o câncer de próstata e saúde em geral alcancem seus maridos e filhos.
 
As camisetas da campanha fizeram muito sucesso e contribuíram para dar visibilidade ao Outubro Rosa nos assentamentos. “A arte foi elaborada pela Rapac e tivemos o diferencial de confeccionar na cor azul também para os homens”, informa Tezoto. As camisetas tinham o slogan: “Juntos, a favor da vida contra o Câncer. Unidos, podemos mais!” 
 
O objetivo de todas as ações para as mulheres assentadas foi fortalecer as recomendações para o diagnóstico precoce e rastreamento de câncer de mama indicadas pelo Ministério da Saúde, desmistificando crenças em relação à doença e às formas de redução de risco e da detecção precoce.
 
Assistência social 
As profissionais do setor de Serviço Social da Coater vêm realizando atividades diferenciadas como essa Campanha, desenvolvendo ações para motivar as mulheres assentadas, elevando sua autoestima e oferendo oportunidades de interação. 
 
Há também os atendimentos específicos previstos no contrato de prestação de assistência técnica com o Incra/SP, envolvendo orientações sobre benefícios previdenciários sobre realização e atualização do Cadastro Único, Programa Bolsa Família, Renda Cidadã e acompanhamento psicológico. 
 
Em casos de violação de direitos ou situação de risco, as assistentes sociais fazem o encaminhamento para instâncias como o conselho tutelar, delegacia da mulher, defensoria pública, etc. São também as assistentes sociais que realizam o diagnóstico Social do Programa Brasil sem Miséria no Campo e a Inclusão Produtiva Rural.
 
Assessoria de Comunicação Social do Incra/SP
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