sábado, 21 de novembro de 2015

Percentual de negros no ensino médio dobrou em 13 anos


Da Redação
Programas sociais inclusivos ajudaram na mudança do quadro
Programas sociais inclusivos ajudaram na mudança do quadro
Programas de inclusão do governo federal, como o Bolsa Família e Bolsa Escola, podem ser apontados como responsáveis por um dado dos mais significativos no âmbito do crescimento do nível educacional do país. O aumento do número de jovens negros, na faixa de 15 a 17 anos, adolescentes portanto, dobrou nos últimos 13 anos. A reportagem é da Agência Brasil.

Mais da metade dos brasileiros de 15 a 17 anos que se autodeclaram pretos ou pardos estavam no ensino médio (51%) em 2014, segundo levantamento feito pelo Instituto Unibanco com base nos dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) divulgada na semana passada. Em 2001, esse percentual era de 25%. No mesmo período, a proporção de jovens brancos no ensino médio cresceu 14 pontos percentuais - chegando a 65%.

Em 2001, mais da metade (53%) dos alunos negros de 15 a 17 anos ainda estava estudando na primeira etapa da educação básica, ou seja, estavam atrasados em relação ao que era esperado para a sua faixa etária. Na última Pnad, o percentual caiu 21 pontos e hoje a proporção de jovens negros ainda atrasados no fundamental é de um terço (32%) - entre os brancos, esse percentual é de 22%.

No total da população de 15 a 17 anos sem estudar, 19% já completaram o ensino médio. Na população branca, esse percentual é de 28%, superior ao verificado entre os negros (15%).

Ainda de acordo com o levantamento, 57% dos negros que estão fora da escola não completaram o ensino fundamental. Entre os brancos, o percentual de jovens de 15 a 17 anos fora da escola é de 

Nenhum comentário:

Postar um comentário