sexta-feira, 29 de maio de 2015

Codevasf encerra participação na 10ª Semana de Sustentabilidade da Usina Coruripe com peixamento


Codevasf encerra participação na 10ª Semana de Sustentabilidade da Usina Coruripe com peixamento
Um peixamento realizado pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) encerrou a 10ª Semana da Sustentabilidade da Usina Coruripe nesta quinta-feira, 28 de maio, que este ano teve como tema “Água: uso consciente”. A Codevasf também esteve presente ao evento com estande no local para apresentar suas ações em Alagoas.
O peixamento promovido pela Codevasf inseriu em uma barragem do rio Coruripe, no município de mesmo nome, peixes de espécies como xira (curimatã-pacu) e piau produzidos no Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura de Itiúba, Centro Tecnológico e Científico da Codevasf localizado no município de Porto Real do Colégio (AL). A iniciativa realizada em parceria com a Usina Coruripe e com a ONG EcoMangue pretende repovoar esse recurso hídrico, utilizado pela população, especialmente para pesca.
Um dos participantes do peixamento foi a estudante Laureline Silva, que integra o projeto Guarda Ambiental, desenvolvido em Coruripe (AL) pelo Instituto Amigos da Natureza, que realiza um trabalho de educação ambiental com crianças e adolescentes da região. “Para mim essa participação é muito importante, pois estamos ajudando a recolocar esses peixes na natureza. Isso ajudará na alimentação da população, ao mesmo tempo em que damos vida ao rio Coruripe”, afirmou a “guardiã da natureza”.
Ela ainda revelou que sua própria família também será beneficiada com o peixamento. “Minha vó ama pescar. Ela é uma senhora de idade, mas que nunca deixa de pescar aqui no Coruripe”, declarou.
Além dos benefícios aos pescadores artesanais com o peixamento, a Codevasf, em parceria com a ONG EcoMangue, também repassou peixes para piscicultores familiares da região. Um dos beneficiados foi Adilson Firmino, que desenvolve atividades de piscicultura junto com a família em Coruripe. “Há oito anos eu e minha família estamos na atividade. Essa é a segunda vez que recebo esse incentivo da Codevasf. Lá no meu terreno, eu cultivo tambaqui, tilápia, carpa e a xira, mas, no momento, eu somente tenho tilápia. E agora estou recebendo o tambaqui para colocar nos outros tanques”, informou.
Para ele, a piscicultura é uma atividade econômica bastante viável na região, bastando apenas saber trabalhar nela. “Se souber trabalhar com a piscicultura, tem-se uma renda boa. Tratando e cuidando direitinho, tendo cuidado com os predadores, com uma alimentação positiva, a atividade dá renda”, defendeu o piscicultor.
Homenagem
Durante o evento, o superintendente Regional em exercício da Codevasf em Alagoas, Pedro William, foi homenageado pela ONG EcoMangue pelos relevantes serviços prestados pela Codevasf na questão ambiental no estado de Alagoas. Durante a premiação, ele foi representado pelo chefe da Unidade Regional de Meio Ambiente da companhia em Alagoas, Pedro Melo, que destacou as ações da companhia na área ambiental.
“Agradecemos à Usina Coruripe e à ONG EcoMangue pelas importantes parcerias. Trabalhamos na bacia hidrográfica do rio São Francisco, no qual Coruripe faz parte, e temos diversas ações de revitalização, entre elas a implantação de sistemas de esgotamento sanitário, de abastecimento de água, de aterro sanitário para gestão dos resíduos sólidos, produção de espécies nativas para repovoamento da bacia hidrográfica, entre tantas outras. Assim, queremos transformar o desenvolvimento regional em desenvolvimento sustentável regional para desenvolver sem comprometer os recursos naturais”, declarou Melo no recebimento da premiação.
Para o coordenador Ambiental Corporativo da Usina Coruripe, Aristoclides Costa, a presença da Codevasf no evento apresentando suas ações demonstra que o Governo Federal está preocupado com as questões ambientais. “A Codevasf estando aqui é bastante importante, pois demonstra a preocupação do Governo Federal com a recuperação ambiental. Esse trabalho de peixamento não beneficia apenas o rio. Ele ajuda na vida das pessoas que dependem da pesca. Assim, esse trabalho ajuda no desenvolvimento sustentável, que estimula a pesca, mas repovoa o rio. Queremos que essa parceria na Semana de Sustentabilidade continue por mais dez anos”, afirmou.
Ele também falou sobre a importância de se discutir a questão da água em meio à crise hídrica pela qual atravessam alguns estados brasileiros. “Essa questão é muito importante. A gente já traz esse tema para dentro da empresa para promover uma consciência com o uso de menos água, que produzamos cada vez com o uso menor de água. Mas também trazer essas orientações para os alunos que aqui estão para que levem para suas casas práticas como a diminuição do tempo de banho e o fechamento da torneira ao escovar os dentes. Com o evento, trazemos à tona temas que são bem reais e estão presentes e mostramos o que pode ser feito para a economia de água”, expôs Costa.
Além do peixamento, a Codevasf também esteve presente ao evento com estande, no qual apresentou suas principais ações, com destaque para a implantação de tecnologias sociais que promovem o acesso à água, como o Programa Água para Todos, e as ações na área ambiental, a exemplo das ações do Programa de Revitalização da Bacia Hidrográfica do rio São Francisco.
A 10ª Semana de Sustentabilidade da Usina Coruripe contou em sua programação com apresentações culturais, exposição de instituições públicas e privadas que trabalham com questões ambientais, como a Codevasf e o Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA/AL), e palestras que tratam de temas como certificações e política de sustentabilidade ambiental, redutores de vazão e crise hídrica e uso sustentável da água.
Veja fotografias ilustrativas no Flickr da Codevasf:
Ouça as notícias da Rádio Codevasf:
https://soundcloud.com/codevasf

Nenhum comentário:

Postar um comentário