quinta-feira, 28 de maio de 2015

Ministro debate agricultura familiar e reforma agrária no Senado Federal


 0  0 
 
 
quinta-feira, 28 Maio, 2015 - 13:45
Foto: Albino Oliveira/MDA
Os programas prioritários e as novas diretrizes do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) ganharam destaque, na manhã desta quinta-feira (28), na Comissão de Agricultura e Reforma Agrária do Senado Federal. Durante a audiência, o ministro do MDA, Patrus Ananias, anunciou o lançamento do Plano Safra da Agricultura Familiar 2015/2016, que será no dia 15 de junho.
O ministro destacou os grandes avanços conquistados pela agricultura familiar nos últimos anos e o importante papel dos agricultores familiares para a produção de alimentos saudáveis. “Lembrar os avanços extraordinários que a agricultura familiar teve nos últimos anos nos dá segurança de que continuaremos avançando no futuro. Em pouco mais de dez anos, saltamos de R$ 2,3 bilhões do Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar) para R$ 24,1 bilhões em 2014/2015. Além de outros grandes avanços no Brasil, como a retirada do País do mapa da fome pela FAO”, ressaltou. 
Prioridades
Aos senadores, Patrus afirmou que a reforma agrária e a regularização fundiária são prioritárias para a pasta. “Estamos priorizando fazer dos assentamentos espaços em condições dignas, fazendo com que se tornem cada vez mais produtivos e que promovam a saúde, a vida e o bem estar das famílias. Queremos que haja uma agricultura produtiva e que, além da produção de alimentos, sejam espaços de vida com políticas públicas efetivas na educação, na cultura, na inclusão digital, na infraestrutura e no escoamento da produção”, pontuou.
O ministro reforçou, ainda, o compromisso de trabalhar com empenho para assentar todas as famílias acampadas até o final de 2018. “Sabemos que é um objetivo ousado, mas estamos trabalhando boas parcerias. E é o nosso desejo é não termos mais nenhuma pessoa, especialmente nenhuma criança, embaixo da lona ao final do mandato da presidenta Dilma Rousseff”.
Outra prioridade do ministério, de acordo com Patrus, é manter as crianças e os jovens no campo.  “É fundamental a inclusão digital. Levarmos as mais modernas tecnologias para que essa juventude possa permanecer no campo dando continuidade aos avanços do meio rural”, considerou.
Segundo o ministro, o MDA tem trabalhado para atender um novo conceito de ruralidade que vem se formando. “Temos mais de três mil municípios com menos de 20 mil habitantes, onde a maioria dos habitantes vive no meio rural. Queremos pensar esses ambientes como pontos de convergência da população rural e de serviços relacionados com educação, saúde, cultura e mercados para que os agricultores familiares possam vender seus produtos”, elencou.
- See more at: http://www.mda.gov.br/sitemda/noticias/ministro-debate-agricultura-familiar-e-reforma-agr%C3%A1ria-no-senado-federal#sthash.I31DgVII.dpuf

Nenhum comentário:

Postar um comentário