sexta-feira, 29 de maio de 2015

Documentação gratuita chega a municípios goianos

0  7 
 
 
sexta-feira, 29 Maio, 2015 - 15:45
Foto: Paulo Henrique Carvalho/MDA
Carteira de identidade, CPF e declaração de união estável. Esses são alguns dosdocumentos que as trabalhadoras rurais dos municípios de Minaçu, Trombas e Campinaçu, localizados no extremo norte de Goiás, poderão obter nos mutirões de documentação que chegam ao estado a partir desta sexta-feira (29). A expectativa é que 900 pessoas sejam atendidas nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) de cada localidade.
Uma das vantagens do mutirão é que não há custo algum para as participantes. “Nós buscamos levar toda a estrutura necessária para atender as mulheres. Disponibilizamos as cópias e as fotos ¾ para que elas não tenham preocupação com nada”, explica a coordenadora de Acesso à Terra e Cidadania (DPMR/MDA),  Tereza Arruda.
Segundo a coordenadora, o intuito do Programa Nacional da Trabalhadora Rural (PNDTR) é facilitar a vida dos trabalhadores rurais. “Procuramos fazer os mutirões em localidades mais próximas do nosso público-alvo”, reforça.
No estado, desde o início do programa em 2004, mais de 27 mil mulheres foram atendidas com a ação, sendo emitidos 56 mil documentos.
Busca Ativa
Em cada mutirão, além de dar oportunidade para que as pessoas coloquem em dia a documentação pessoal, são realizadas inscrições no Cadastro Único (CadÚnico) de políticas sociais do Governo Federal como o Bolsa Família.
Desde 2013, o PNDTR é parceiro do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) na busca ativa das famílias brasileiras em situação de vulnerabilidade.
Apesar de dar prioridade de atendimento às mulheres rurais, os homens e as crianças também são beneficiados com a ação.
- See more at: http://www.mda.gov.br/sitemda/noticias/documenta%C3%A7%C3%A3o-gratuita-chega-munic%C3%ADpios-goianos#sthash.b29QBE2l.dpuf

Nenhum comentário:

Postar um comentário