quinta-feira, 28 de maio de 2015

Vinte organizações de PE passarão a usar o Selo


 2  0 
 
 
quinta-feira, 28 Maio, 2015 - 18:00
Vinte organizações da agricultura familiar de municípios do Sertão do Araripe, em Pernambuco, recebem nesta sexta-feira (29) a autorização para o uso do Selo da Agricultura Familiar (Sipaf). A identificação agrega valor às mercadorias produzidas pelo setor. “O cliente que chegar ao supermercado vai ter a certeza da origem dos produtos e saber que é da agricultura familiar”, diz o presidente da Associação de Produtores de Leite do Programa Balde Cheio, José Nilson, que pretende usar o selo em alguns itens, como queijo coalho, requeijão de manteiga e muçarela.
No município de Bodocó, em Pernambuco, a Associação, criada em 2012, produz dois mil litros de leite por dia. Os 30 associados vendem o leite in natura e derivados no comércio local. José Nilson acredita que, com o Selo, os produtos da associação terão maior aceitação no mercado.
O evento, promovido pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae),  será realizado na Faculdade de Ciências Agrárias do município de Araripina, a partir das 9h30.
Selo
O uso do Selo é de caráter voluntário. Para adquiri-lo, precisa estar com a documentação regularizada: CNPJ, em caso de empreendimento, e CPF, em caso de pessoas físicas. A validade do Selo é de cinco anos, podendo ser renovado. Os que possuem Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) devem estar com a declaração dentro do prazo de validade. Para fazer a solicitação e obter mais informações, os interessados podem enviar um e-mail para sipaf@mda.gov.br ou acessar o portal do MDA.
No total, 345 cooperativas e associações da agricultura familiar, 611 agricultores familiares e 73 empresas possuem o Sipaf, no Brasil. São 9,9 mil produtos identificados e mais de 114 mil famílias envolvidas na produção.
Em Pernambuco, são 33 cooperativas e associações, 52 individuais e nove empresas com o Selo em 963 produtos.
- See more at: http://www.mda.gov.br/sitemda/noticias/vinte-organiza%C3%A7%C3%B5es-de-pe-passar%C3%A3o-usar-o-selo#sthash.iAWWNPXv.dpuf

Nenhum comentário:

Postar um comentário