segunda-feira, 25 de maio de 2015

GESTÃO Ministério da Saúde atende gestores durante a Marcha dos Prefeitos

Pasta distribuirá cartilha sobre programas e ações da área da saúde e equipe técnica ficará à disposição dos prefeitos e gestores para tirar dúvidas ao longo dos quatro dias de evento. Ministro Arthur Chioro participará de atividades 
O Ministério da Saúde está preparado para receber e atender aos prefeitos e gestores municipais de todo o Brasil que participarão da “XVIII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios”. Entre as ações previstas, o ministério produz uma cartilha exclusiva para gestores municipais; está montando pontos de atendimento aos gestores sobre temas da gestão pública da Saúde; e tem agendadas participações do ministro Arthur Chioro durante o evento.
A ‘Cartilha Para Apresentação de Propostas ao Ministério da Saúde’ será distribuída aos gestores traz informações sobre como os gestores públicos de Saúde devem fazer para buscar recursos públicos do Sistema Único de Saúde (SUS). O documento apresenta os critérios adotados para a celebração de contratos entre os municípios e o Ministério da Saúde; as ações e os programas prioritários do Governo Federal em Saúde; os tipos de recursos, a execução dos repasses, a identificação das despesas; pareceres, análises e especificações técnicas; legislação aplicável; e mostra ainda como constituir processos, apresentar propostas e celebrar convênios. O documento estará disponível impresso no local do evento, no Ministério da Saúde e também no Portal da Saúde, para leitura e download.
Além da cartilha para prefeitos e gestores públicos de saúde, outros materiais bibliográficos de cunho técnico, produzidos pelo Ministério da Saúde, serão disponibilizados de acordo com a área de atendimento.
Ao longo dos quatro dias de evento, equipes técnicas do Ministério da Saúde estarão à disposição dos prefeitos e gestores de saúde pública, entre 9h e 18h, para tirar dúvidas e esclarecer questões sobre os temas mais importantes da pasta na relação interinstitucional. No auditório Emílio Ribas, na sede do Ministério da Saúde (Esplanada dos Ministérios, Bloco G) haverá atendimento sobre Programa Mais Médicos, Programa Nacional de Imunizações (PNI) e Dengue; sobre Unidades de Pronto Atendimento (UPA) e Unidades Básicas de Saúde (UBS); sobre Assistência Farmacêutica (DAF), Atenção Especializada (DAE) e Média e Alta Complexidade Ambulatorial e Hospitalar (MAC); sobre o Fundo Nacional de Saúde (FNS) e sobre o Sistema de Informação sobre Orçamentos Públicos de Saúde (SIOPS).
Equipes técnicas do Ministério da Saúde também estarão em pontos de atendimento no local do evento (Centro Internacional de Convenções do Brasil, no Setor de Clubes Sul, em Brasília), para atender sobre emissão de Cartão SUS e Programa Mais Médicos. No dia 25 o atendimento acontecerá entre 13h30 e 18h, nos dias 26 e 27 entre 9h e 18h, e no dia 28 entre 9h e 13h30.
O ministro Arthur Chioro, participa da marcha em duas ocasiões, na abertura oficial, terça-feira, 26, a partir das 9h, acompanhando a Presidenta Dilma Rousseff, e na quarta-feira, 27, na sessão ‘Informes do Governo Federal’, a partir das 16h. Na sessão ‘Arenas Temáticas’, também no dia 27, haverá participação de representante do Ministério da Saúde no debate sobre Judicialização da Saúde, a partir das 11h.

Da Agência Saúde
Atendimento à Imprensa(61) 3315-3580

Nenhum comentário:

Postar um comentário