sexta-feira, 29 de maio de 2015

Mutirões vão beneficiar cerca de 500 agricultoras de municípios do Ceará

0  2 
 
 
sexta-feira, 29 Maio, 2015 - 15:45
Foto: Paulo Henrique Carvalho/MDA
Municípios cearenses recebem, de 29 de maio a 03 de junho, mutirões do Programa Nacional de Documentação da Trabalhadora Rural do Ministério do Desenvolvimento Agrário (PNDTR/MDA). A partir desta sexta-feira (29), agricultoras familiares de Parambu, Tauá e Aiuaba serão beneficiadas com a emissão gratuita de documentos civis e trabalhistas. A expectativa é de que sejam atendidas cerca de 500 mulheres, durante as ações.
Nos mutirões, serão emitidos: 1ª e 2ª vias de Registro de Nascimento, de Carteira de Identidade (RG) e de Trabalho (CPTS). Nas ações, também serão realizados registro no INSS, inscrição no Cadastro Único do Governo Federal, palestras, além de serviços de fotografia e de cópias de documentos. A documentação permite às trabalhadoras rurais acesso às políticas públicas do Governo Federal.
Segundo Tereza Arruda, coordenadora de Acesso à Terra e Cidadania do MDA, na Região Nordeste se tem uma grande demanda pelos mutirões. “São municípios que têm grande carência por documentação, até por não ter polos emissores de documentos. Então, acaba que muitas pessoas, mulheres e homens trabalhadores rurais, têm dificuldade de ter documentação básica, tanto pelo custo de deslocamento quanto pelos custos gerais para obter a documentação”, disse.
As ações priorizam as mulheres, mas os familiares - homens, jovens e crianças - também podem receber atendimento.
Desde o início do programa, no Ceará, 40.178 mil mulheres foram atendidas e já foram emitidos mais de 115 mil documentos, em 411 mutirões.
- See more at: http://www.mda.gov.br/sitemda/noticias/mutir%C3%B5es-v%C3%A3o-beneficiar-cerca-de-500-agricultoras-de-munic%C3%ADpios-do-cear%C3%A1#sthash.hGrBxOOx.dpuf

Nenhum comentário:

Postar um comentário