sexta-feira, 6 de novembro de 2015

Em prol da boa alimentação

0  0 
 
 
sexta-feira, 6 Novembro, 2015 - 14:00
Fotos: Albino Oliveira/MDA
Ministro se reúne com quilombolas, em evento do Consea
A busca pela alimentação saudável cresce a cada dia. E, para impulsionar, cada vez mais, a produção de alimentos saudáveis o ministro do Desenvolvimento Agrário (MDA), Patrus Ananias, e a ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Tereza Campello, lançaram nesta sexta-feira (6), o Programa Nacional de Mudas e Sementes para a Agricultura Familiar.
A cerimônia de lançamento do Programa ocorreu durante o último dia da 5ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), que traz como tema ‘Comida de verdade no campo e na cidade: por direitos e soberania alimentar’. Na avaliação do ministro Patrus Ananias, a iniciativa, resultado de uma maior conscientização da população, é um avanço. “Esse é um momento histórico, e essa questão da agroecologia e da produção de alimentos saudáveis é muito importante. Devemos preservar mais nossos recursos naturais. Nós respiramos o mesmo ar, bebemos da mesma água, os recursos naturais e vitais para a conservação da vida são os mesmos”, destacou.
Para a ministra, Tereza Campello, o Programa é mais uma semente plantada pela parceria entre MDA, MDS e outros órgãos. “Hoje estamos plantando uma sementinha num terreno fértil. O solo da parceria, da participação da sociedade civil. Estamos aqui nessa conferência para discutir o avanço e a melhora das políticas públicas”, afirmou.
O Programa amplia o acesso dos agricultores e agricultoras familiares às sementes e mudas de qualidade reconhecida, adaptadas ao território e de base orgânica e agroecológica, por meio do apoio a programas e ações destinadas à produção, melhoramento, resgate, conservação, multiplicação e distribuição desses materiais propagativos. Também aumenta a capacidade de manutenção, desenvolvimento, multiplicação e disponibilização de sementes crioulas e varietais - melhoradas naturalmente, resultado de cruzamentos de linhagens e variedades.
Após a cerimônia de lançamento do Programa, o ministro Patrus Ananias se reuniu com representantes de lideranças quilombolas de várias regiões do Brasil, para ouvir as demandas.
Quem pode participar
Podem participar do Programa agricultores e agricultoras familiares que, necessariamente, tenham a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP), que estejam inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (Cadastro Único) e que, preferencialmente, participem do Programa de Fomento às Atividades Produtivas Rurais, previsto na Lei nº 12.512/2011.

Tássia Navarro
Ascom/MDA
- See more at: http://www.mda.gov.br/sitemda/noticias/em-prol-da-boa-alimenta%C3%A7%C3%A3o#sthash.PL4P6vNH.dpuf

Nenhum comentário:

Postar um comentário