terça-feira, 3 de novembro de 2015

Mutirão leva direito a cidadania para mulheres do Pará

0  0 
 
 
terça-feira, 3 Novembro, 2015 - 13:30
As agricultoras familiares de Mãe do Rio e Irituia, no Pará, vão receber atendimento exclusivo para emissão gratuita de documentos civis e trabalhistas. A partir desta quarta (4), aproximadamente 2,5 mil famílias vão receber o mutirão do Programa Nacional de Documentação da Trabalhadora Rural (Pndtr). Desse total, 1,7 mil atendimentos serão reservados às mulheres.
Os mutirões, de acordo com a diretora de Políticas para Mulheres Rurais e Quilombolas do MDA, Célia Watanabe, dão oportunidade para que mulheres do campo possam melhorar de vida e, também, sua autoestima. “Temos a realidade de ter muitas mulheres do meio rural sem documentos, sem seus direitos básicos. Levar esses documentos a elas é o primeiro passo para inclusão. Faz com que passem a acessar políticas públicas como crédito, assistência técnica e todo o conjunto de políticas para o Brasil rural”, afirma. 
Em Mãe do Rio serão emitidos Cadastro de Pessoa Física (CPF), Carteira de Trabalho (CTPS), de identidade (RG), título de eleitor e certidão de nascimento. Já em Irituia só não haverá emissão de título do eleitor. Outros atendimentos também poderão ser feitos nos locais do mutirão, como inscrição no Programa Bolsa Família e no Cadastro Único, fotografia e participação em palestras educativas.
A ação é organizada por meio do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) em parceria com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), o Ministério da Fazenda, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Prefeituras Municipais entre outros.
A ação no estado
De 2004 até este ano o programa já realizou 751 mutirões no estado do Pará e passou por 373 municípios. Mais de 110,6 mil mulheres foram atendidas, o que totalizou a emissão de aproximadamente 252 mil documentos.
- See more at: http://www.mda.gov.br/sitemda/noticias/mutir%C3%A3o-leva-direito-cidadania-para-mulheres-do-par%C3%A1#sthash.JxMlFvHd.dpuf

Nenhum comentário:

Postar um comentário