segunda-feira, 16 de novembro de 2015

Educando para um futuro sustentável


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quinta-feira, 12 Novembro, 2015 - 18:30
Patrus conhece Programa de Desenvolvimento Sustentável em assentamento de MT
Em Confresa (MT), filhos de assentados da reforma agrária têm a oportunidade de viver uma rica experiência em educação ambiental. Na escola municipal Vida e Esperança, localizada dentro do Projeto de Assentamento Independente 1,  600 alunos integram o Programa de Desenvolvimento Sustentável que articula a criação de tartarugas para o repovoamento da bacia do rio Araguaia. Em visita ao Território matogrossense, nesta quinta-feira (12), o ministro do Desenvolvimento Agrário, Patrus Ananias, teve a oportunidade de ver de perto a iniciativa.
O biólogo responsável pelo projeto, Assis Ribeiro Souza, conhecido como Assis Araguaia, explica que a ação de educação ambiental envolve a comunidade e melhora a educação. “Depois que conseguimos as autorizações dos órgãos de controle, iniciamos a construção do viveiro, fiel às condições naturais, para depositamos os ovos coletados na natureza”, conta Assis. Após o nascimento das tartarugas elas são colocadas em um berçário, onde ficam por até 90 dias, para endurecer o casco e se desenvolverem.
Em dez anos, o projeto de repovoamento de quelônios na bacia do Araguaia já devolveu para a natureza mais de 100 mil filhotes, segundo Assis Araguaia. A taxa de sucesso na reprodução do programa ultrapassa os 60% - enquanto a média na natureza é de apenas 2%. Além dessa ação, a escola também planeja a construção de uma horta orgânica e de uma estação modelo de piscicultura para difundir técnicas de produção para os filhos dos assentados.  

A previsão é que o projeto seja expandido para outras seis escolas dentro de assentamentos que existem no município de Confresa. Mais de 6,8 milhões foram investidos pelo Governo Federal para a construção destas unidades educacionais.
Para a diretora da escola, Maria Lúcia, as ações desenvolvidas incentivam os estudantes a se preocuparem com a preservação do meio ambiente. “Quando o aluno experimenta uma coisa como a que estamos fazendo aqui, ele acaba se tornando um porta-voz, reproduzindo esses conhecimentos em casa, falando com seus pais e levando um pouco dessa preocupação e dessa prática para as propriedades rurais”.
Territórios em Foco
Para direcionar melhor as políticas públicas para o meio rural, o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) trabalha com o conceito de Territórios de Identidade. O território é formado por uma reunião de municípios que compartilham aspectos históricos, culturais, econômicos, geográficos, sociais comuns. Dentro dos territórios, a sociedade civil e o poder público se organizam em colegiados para monitorar a execução de políticas públicas para o campo.
O ministro Patrus Ananias iniciou, em julho deste ano, uma série de viagens para conhecer de perto os resultados e desafios, para fortalecer essa estratégia de desenvolvimento rural. Patrus já esteve nos territórios Sertão Central (CE), Vale do Itapecuru (MA), Norte (ES) e Baia da Ilha Grande (RJ).
Nas atividades, visitas a espaços da agricultura familiar, assentamentos, acampamentos, quilombolas, colegiados e movimentos sociais. A ideia é aproximar o poder público das comunidades rurais.

Mateus Zimmermann
Ascom/MDA
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