segunda-feira, 16 de novembro de 2015

Assegurador apresenta o Programa Terra Sol para prestadoras de Ater no Sertão

Publicado dia 13/11/2015

As diretrizes do Programa Terra Sol foram apresentadas em oficina nesta quarta-feira (11) na sede do Incra do Médio São Francisco, em Petrolina (PE). Participaram os asseguradores de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) da autarquia e os coordenadores de uma das três prestadoras do serviço. O objetivo é qualificar os técnicos que trabalham diretamente nos assentamentos para qualificar as demandas identificadas junto as comunidades.

Durante o evento o assegurador do Programa, Luiz Ronaldo Nali, divulgou e apresentou a ação solicitando da prestadora que o projetos apresentados sejam dentro das normas do manual de Terra Sol, para agilizar o andamento e execução do projetos: “ como os técnicos de Ater estão presentes em todos os assentamentos é preciso qualificá-los para identificarem as demandas e ajudarem na elaboração dos projetos junto com os assentados, visto que deve seguir as normas do anexo I do manual, que traz o roteiro para levantamento das informações básicas para análise da viabilidade projetos para Ação do Terra Sol”

Nali acrescenta ainda a necessidade da participação do poder público para acessar o Programa, visto que o mesmo só pode ser firmado através de convênio com prefeituras, estados e DF, cabendo ao Incra identificar, através da área técnica as condições necessárias, inclusive os dados técnicos que assegurem a efetividade da execução do projeto proposto, e manter um diálogo com o ente público para sua execução. “ geralmente as prefeituras devem apresentar os projetos, mas como o nosso interesse é agilizar o processo e beneficiar o maior número famílias assentadas estamos fazendo a primeira parte e já apresentando o projeto pronto ao poder municipal para execução” acrescenta.

Para a coordenadora do núcleo de Ater nos municípios de Petrolina e Lagoa Grande, Ozaneide Gomes, integração de informação vai proporcionar mais segurança ao técnico na identificação da projetos. “ agora teremos mais segurança na qualificação e elaboração dos projetos”. Finaliza.

Terra Sol

A Ação Terra Sol é voltada para o desenvolvimento econômico e social dos Assentamentos, coordenada pelo Incra, que visa a apoiar as famílias dos agricultores assentados em projetos criados ou reconhecidos pela autarquia. O objetivo principal é propiciar o desenvolvimento, através de atividades socioeconômicas sustentáveis, valorizando as características regionais, experiências e potencialidades locais alcançando a viabilidade econômica, a segurança alimentar e nutricional; a sustentabilidade socioambiental e a promoção da igualdade nas relações de gênero, geração, raça e etnia nas áreas de assentamento.

A intervenção da ação junto às famílias beneficiadas deve ocorrer de forma democrática, adotando metodologias participativas por meio de um enfoque pedagógico construtivista que possa dialogar com suas demandas e as necessidades reais. Esta metodologia deve permitir, também, a avaliação participativa dos resultados e do potencial de replicabilidade das ações realizadas para situações semelhantes. Desta forma, a estrutura e o funcionamento do Terra Sol, busca coerência entre esta concepção de desenvolvimento e as políticas voltadas para a reforma agrária, consoante com o objetivo de proporcionar às famílias assentadas as condições para o seu pleno desenvolvimento.

Assessoria de Comunicação Social do Incra/Médio São Francisco
(87) 3861-2817
www.incra.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário