quinta-feira, 5 de novembro de 2015

Incra e Ouvidoria Agrária buscam solução para conflito agrário na região Centro Ocidental do Paraná

Publicado dia 05/11/2015

A Ouvidoria Agrária Regional (OAR) do Incra no Paraná participa, nesta quinta-feira (5), de audiência no fórum da Comarca de Barbosa Ferraz, na região Centro Ocidental do estado, a fim de apresentar propostas e soluções para a resolução de conflitos agrários na região. A ocupação da fazenda São Paulo é um dos conflitos agrários mais emblemáticos no Paraná. Ao todo, 35 famílias ocupam a área no acampamento Irmã Dorothy desde 2005.

A reunião conta com a presença do Ouvidor Agrário Regional do Incra/PR, Raul Cezar Bergold, e do assessor especial do governo do Paraná para Assuntos Fundiários, Hamilton Serighelli. “Há um pedido de reintegração de posse da área em tramitação na Comarca e queremos dar um encaminhamento pacífico para a resolução do conflito instalado”, explica Bergold. A posição do Incra, nesse caso, é pela compra da área para a criação de projeto de assentamento no município.

Em 2012, o Incra participou de uma audiência pública em Barbosa Ferraz para anunciar a intenção da aquisição da fazenda. “Infelizmente, as negociações com os proprietários para a compra da área não evoluíram e o conflito permanece. Reiteramos o interesse pela compra da área com uma avaliação justa, feita com base em valores de mercado”, diz o superintendente regional do Incra/PR, Nilton Bezerra Guedes.

No caso de aquisição de áreas por meio de compra e venda (Decreto nº 433/92) não há disputas judiciais, já que se trata de ação consensual entre o proprietário e o Incra. “Basta que o proprietário manifeste interesse na venda da área ao Incra. Pagamos em dinheiro, à vista, pelas benfeitorias e a terra nua em Títulos da Dívida Agrária, TDAs, com a vantagem que esses títulos podem ser resgatados em prazos menores que os praticados quando há uma desapropriação”, explica Guedes.

A ocupação da fazenda São Paulo teve repercussão em agosto do ano passado, quando a corte especial do Superior Tribunal de Justiça (STJ) negou, por unanimidade, pedido de intervenção federal no estado do Paraná pelo descumprimento de ação de despejo das famílias acampadas.

Assessoria de Comunicação Social do Incra/PR
(41) 3360-6538 / (41) 9238-6380
ascom@cta.incra.gov.br
www.facebook.com/incraparana
http://www.incra.gov.br/pr

Nenhum comentário:

Postar um comentário