quinta-feira, 5 de novembro de 2015

Expofeiras reúnem produção de assentados do Curimataú e do Médio Sertão da Paraíba

Publicado dia 05/11/2015

Duas expofeiras da reforma agrária reuniram a produção de famílias de 80 assentamentos paraibanos das regiões do Curimataú e do Médio Sertão. Na sexta-feira (30), o município de Remígio, a cerca de 157 quilômetros de João Pessoa, recebeu a 2ª Expofeira da Reforma Agrária do Curimataú. No Médio Sertão, a feira foi realizada nos dias 29 e 30 de outubro em Patos, a aproximadamente 300 quilômetros da capital paraibana.
Nos eventos, foram expostos e comercializados alimentos produzidos de forma orgânica por agricultores dos assentamentos da reforma agrária que recebem assessoria técnica da Cooperativa de Trabalho e Prestação de Serviços Técnicos de Reforma Agrária da Paraíba (Cooptera) – entidade contratada pelo Incra/PB para executar serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), em 91 assentamentos das regiões do Curimataú e Médio Sertão, onde estão assentadas cerca de 3,2 mil famílias.
Produtos comercializados
Nas duas iniciativas foram comercializados produtos hortifrutigranjeiros, alimentos prontos para consumo, como bolos, doces, tapiocas e licores, caprinos, ovinos, aves, além de peças de artesanato e apresentações de dança, poesia e teatro por grupos formados por assentados da reforma agrária. “Essa é uma oportunidade que temos de mostrar e vender nossa produção totalmente orgânica, contribuindo para que as pessoas consumam saúde”, destacou o assentado André da Silva.
A 2ª Expofeira da Reforma Agrária, no Curimataú, foi realizada em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Instituto Nacional do Semiárido (Insa), prefeitura de Remígio e o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST). No Médio Sertão, a feira foi realizada pela Cooptera, em parceria com o Governo Federal, Incra/PB, prefeitura de Patos e MST.
Um dos destaque na divulgação da feira em Patos foi a transmissão ao vivo do programa Bom Dia Rural, das 6h às 7h, na sexta-feira (30), direto do local da feira, pela rádio Espinharas AM. Além disso, os assentados tiveram acesso ao Ciranda da Cidadania que realizou a retirada de documentos em plena a feira, por meio do Programa Nacional de Documentação da Mulher Trabalhadora Rural.
O superintendente regional do Incra/PB, Cleofas Caju, parabenizou a Cooptera pela realização das feiras e disse que essa iniciativa é muito importante para mostrar a sociedade que os assentamentos possuem produção de boa qualidade e que dão resultados.
Assessoria de Comunicação Social – Incra/PB
Jaimaci Martins (83 98121-3864) jaimaci.martins@jpa.incra.gov.br
kalyandra Vaz (83 98610-1118) kalyandra.vaz@jpa.incra.gov.br
Ascom: (83) 3049-9259
www.incra.gov.br imprensa@incra.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário