sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

Livro e leitura para 9 mil famílias de agricultores cearenses


 1  0 
 
 
quinta-feira, 3 Dezembro, 2015 - 17:15
Cento e cinquenta comunidades rurais de 49 municípios cearenses serão beneficiadas, nesta sexta-feira (4), com a instalação de bibliotecas rurais do Programa Arca das Letras, do MDA. A iniciativa vai permitir que cerca de nove mil famílias de agricultores familiares tenham acesso a livros e à leitura.
A cerimônia de entrega e a capacitação dos agentes de leitura - voluntários que coordenam as bibliotecas – ocorre no Parque de Exposições, Governador César Cals, a partir das 9h.
No estado, o programa de Arca das Letras já beneficiou 147.549 famílias, com a implantação de 1.499 bibliotecas, em comunidades rurais de 143 municípios. No Brasil, já são mais de 10 mil comunidades atendidas e mais de um milhão de famílias de agricultores familiares beneficiadas.
Nesta entrega, o programa Arca das Letras contou com a parceria das Secretarias de Justiça (Sejus) e do Desenvolvimento Agrário (SDA) do Ceará, responsáveis pela aquisição do mobiliário.
Inclusão digital
Na ocasião, 50 computadores recondicionados seguirão com as Arcas, numa parceria com o Centro de Recondicionamento de Computadores (CRC Gama) de Brasília. O objetivo é que essas comunidades passem a ter acesso a bibliotecas online. Obras da literatura brasileira, infantil e juvenil, irão compor o acervo digital disponível nesses computadores.
Sobre o Programa
Criado pela Secretaria de Reordenamento Agrário (SRA/MDA) em 2003, o  Arca das Letras já beneficiou mais de um milhão de famílias em comunidades de agricultores familiares, de assentados da reforma agrária e do Crédito Fundiário, de pescadores, de remanescentes de quilombos, de indígenas e de populações ribeirinhas.
A ação conta com uma importante rede de parceiros que apoiam o programa com a doação de livros e material gráfico, com a construção dos móveis-bibliotecas e em outras atividades que envolvem a implantação das bibliotecas nas comunidades.
Mais informações sobre o Programa Arca das Letras pelo endereço: http://www.mda.gov.br/arcadasletras, ou pelos telefones (61) 2020.0557 e 2020.0558 e e-mail - arcadasletras@mda.gov.br.

Serviço
Entrega de Bibliotecas Rurais Arca das Letras à 150 comunidades rurais
Data: 4 de dezembro (sexta-feira)
Hora: a partir das 9h 
Local: Parque de Exposições Governador César Cals,  Av. Sargento Hermínio 2.677, São Gerardo, Fortaleza (CE)
- See more at: http://www.mda.gov.br/sitemda/noticias/livro-e-leitura-para-9-mil-fam%C3%ADlias-de-agricultores-cearenses#sthash.wlIp7aqR.dpuf

Nenhum comentário:

Postar um comentário