segunda-feira, 28 de maio de 2012

Espírito Santo sedia conferência internacional de café conilon


O Governo do Estado do Espírito Santo realiza entre os dias 11 e 15 de junho a Conferência Internacional de Coffea canephora(nome científico do café conilon). O evento será realizado  no Centro de Convenções de Vitória e tem como tema central: CemAnos de História e Evolução do Conilon no Estado do Espírito Santo – Brasil. As inscrições começaram no dia 30 de março e variamentre R$ 300 a R$ 350, e podem ser realizadas pelo site http://www.conferenciaconilon.com.br/. Estudantes com comprovação têm desconto de 50% do valor das inscrições.
O evento visa apresentar e discutir, com a comunidade científica e com representantes dos diversos setores envolvidos na cadeia de Coffea canephora, temas associados à pesquisa, desenvolvimento e inovações; aspectos conjunturais e de organização; qualidade, mercado e indústria; entre outros; direcionados à competitividade e sustentabilidade desta importante atividade em vários países do mundo.

A conferência está sendo organizada numa parceira entre a Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Café), Consórcio Pesquisa Café e ouras Instituições.

Robusta

A espécie canephora, é conhecida genericamente no mercado internacional como Café Robusta. É designada no Brasil, notadamente no Espírito Santo, como café conilon. O Espírito Santo destaca-se como o maior produtor brasileiro dessa espécie, introduzida há 100 cem anos no Estado e cultivada comercialmente desde 1972.

Durante o evento serão realizadas visitas técnicas a Unidades Demonstrativas de café conilon nos municípios de Fundão; Marilândia; e São Gabriel da Palha. Haverá também uma vista a uma indústria de café solúvel.

"A Conferência Internacional será um dos maiores fóruns de debates e aprendizado sobre esse grão e mostrará as tecnologias desenvolvidas por vários institutos nas áreas de melhoramento genético, biotecnologia, tecnologia de produção e questões climáticas, que é um dos principais focos", explica o presidente da comissão executiva da conferência e pesquisador do Incaper Romário Gava Ferrão.

O evento ocorre no ano em que o Espírito Santo poderá superar o recorde de produção de café conilon ocorrido em 2011. Para este ano estima-se mais de 9 milhões de sacas, volume que representa mais de 17% da produção mundial de robusta. Assim o conilon é a principal atividade agrícola na geração de emprego e renda, pois emprega cerca de 250 mil pessoas, envolvendo 78 mil famílias localizadas em 40 mil propriedades em 64 municípios, que cultivam mais de 600 milhões de plantas de café.

Registro especial é dado a um expressivo aumento de produção e produtividade que foi superior a 250% nos últimos 20 anos. Esse caso de sucesso deve-se ao planejamento, gestão da atividade, ao investimento em ciência e tecnologia no desenvolvimento de pesquisa científica e transferência de tecnologia além de treinamentos, ações realizadas pelo Incaper e parceiros.


Informações à imprensa: Assessoria de Comunicação – Incaper Eduardo Brinco/Juliana Esteves/Luciana Silvestre Texto: Eduardo Brinco comunicacao@incaper.es.gov.br Tel: 3636-9865/3636-9868/9850-2210 Twitter: @incaper

Nenhum comentário:

Postar um comentário