terça-feira, 22 de maio de 2012

Ibitirama recebe curso de montagem dos kits do programa de Produção Agroecológica Integrada e Sustentável (Pais)


 Nesta terça-feira (22), na comunidade de Figueira, município de Ibitirama, ocorrerá o curso prático de montagem dos kits do programa de Produção Agroecológica Integrada e Sustentável (Pais). Cerca de 35 participantes estarão na atividade promovida pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper).

Na programação do evento, haverá uma explicação teórica sobre o programa, e um momento de prática, quando serão montados os equipamentos que fazem parte do kit do Pais, entregues a 34 famílias em Ibitirama neste ano. Entre os materiais do kit, estão caixas d'água, telas, isopor, esterco, eucalipto tratado e calcário, que irão auxiliar a produção agroecológica das famílias.

De acordo com o engenheiro agrônomo do Incaper, Aristodemos de Paiva Hassem, além de o Pais contribuir para uma alimentação saudável para as famílias que vivem no campo, o programa incentiva a comercialização de alimentos agroecológicos. “O Pais ajuda na ampliação da renda familiar, pois muitos produtores são estimulados a participar de feiras livres e programas de comercialização de alimentos, como o de alimentação escolar”, explicou Aristodemos. Além disso, o trabalho com agroindústrias também tem sido estimulado.

Outro aspecto significativo do Pais é a ampliação da produção agroecológica. “Esse é um programa que vincula agricultura familiar à alimentação agroecológica, o que é muito importante, pois precisamos avançar nessa linha de ação”, afirmou Aristodemos. Ele também disse que a aceitação da iniciativa pelas famílias tem sido muito boa, o que se expressa pela significativa participação de jovens. Atualmente, existem 41 famílias beneficiadas com o Pais.


Informações à imprensa: Assessoria de Comunicação – Incaper Eduardo Brinco/Juliana Esteves/Luciana Silvestre Texto: Luciana Silvestre comunicacao@incaper.es.gov.br Tel: 3636-9865/3636-9868/9850-2210 Twitter: @incaper

Nenhum comentário:

Postar um comentário