quinta-feira, 24 de maio de 2012

Festival promove valorização da cultura capixaba


Com objetivo de fortalecer e fomentar a cultura e as tradições capixabas, será realizado neste sábado (26), o cortejo dos grupos tradicionais do Estado, no Centro de Vitória. O evento faz parte da programação do III Festival da Identidade Capixaba, que reunirá 150 grupos folclóricos de várias regiões do Espírito Santo, a partir das 14 horas, na Praça Costa Pereira.

Congo, folia de reis, caxambu, danças e corais de origem européia e indígena, boi-pintadinho, índios, e dezenas de outras formas da cultura popular presentes na formação do povo capixaba estarão no Centro de Vitória.

A programação começou nessa terça-feira (22), e vai até o dia 31 de maio, com feira de produtos culturais, mostra de vídeos, exposição fotográfica e quadros, além de apresentações de grupos folclóricos em diversos pontos da cidade.

O Festival é realizado pela Comissão Espírito-Santense de Folclore com o patrocínio do Governo do Estado do Espírito Santo, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e do Instituto Sincades, com apoio da Prefeitura de Vitória, por meio da Secretaria Municipal de Cultura.
Trajeto
O cortejo da Identidade Cultural Capixaba ocorrerá a partir das 14 horas, saindo da Praça Costa Pereira em direção à Igreja de Nossa Senhora do Rosário. O trajeto, que compreende o "corredor histórico" do Centro de Vitória, retornará à Praça Costa Pereira. O caminho escolhido é o mesmo percorrido por Caramurus e Peroás, um dos mais tradicionais grupos folclóricos de Vitória, iniciado em 1832.

No final, haverá a fincada do mastro da identidade capixaba no adro da Igreja Nossa Senhora do Rosário. O encerramento está previsto para as 18 horas, com apresentações de grupos locais.

Confira a programação:

Feira de Produtos Culturais Capixabas
Data: 24, 25 e 26 de maio
Mostras de artesanato e culinária das cidades do interior. Programação cultural todas as noites.
Local: ao lado do Theatro Carlos Gomes, Praça Costa Pereira, Centro.

Folclore pela Cidade

26 de maio

Pela manhã, em vários bairros de Vitória, como Jardim da Penha, Praia de Camburi, Santo Antônio e Centro, grupos se apresentarão convocando a população para participar do cortejo.

14 horas: Cortejo da Identidade Capixaba

18 horas: Show com artistas capixabas e despedida dos grupos participantes do Festival.

Concentração e encerramento do cortejo: Praça Costa Pereira, Centro.

Exposição de Fotografias da Cultura Capixaba
Até 31 de maio
 - Fotos de várias manifestações do folclore capixaba e das edições anteriores do Festival, de autoria dos fotógrafos Tadeu Bianconi, Gabriel Lordelo e Victor Nogueira, entre outros.

Local: Assembleia Legislativa do Espírito Santo, Avenida Américo Buaiz, 205, Enseada do Suá.

Mais informações: (27) 3222-2133.


Informações à Imprensa: Assessoria de Comunicação/Secult Paula Norbim 3636 7110 comunicacao@secult.es.gov.br www.secult.es.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário