segunda-feira, 21 de maio de 2012

Idaf registra casos de gripe equina


O Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf) alerta para a ocorrência de casos de influenza equina (gripe) identificados em alguns estados do país, inclusive no Espírito Santo. Por se tratar de doença de notificação obrigatória, caso o produtor suspeite da ocorrência da enfermidade em seu rebanho, deverá comunicar imediatamente o escritório do Idaf mais próximo para que seja realizado o atendimento gratuito por médico veterinário do Instituto.

 
A gripe equina é transmitida pelo ar e sua disseminação ocorre de forma rápida. Os principais sintomas da doença são: tosse, febre, apatia, redução do apetite, corrimento nasal e inchaço na face.
 
Prevenção
 
Uma das formas de prevenir a doença é por meio de vacinação, por isso, a orientação é que os criadores vacinem (ou revacinem) seus animais, sendo recomendada a revacinação quinze dias antes da movimentação para eventos agropecuários. A vacina contra influenza equina pode ser encontrada em lojas agropecuárias.
 
A influenza equina é uma doença altamente infecciosa e contagiosa e, por isso, deve-se fazer quarentena de todos os animais com sintomas da doença por 28 dias para evitar maior disseminação da infecção. Os animais doentes devem ser isolados do grupo.
 
Além disso, todo material e equipamento utilizado nos animais doentes não devem ser utilizados nos animais sadios. Os tratadores devem evitar o contato com os equinos saudáveis após contato com os doentes. É importante também manter os animais em ambientes ventilados.
 
Fique atento:
 
- Não participe de eventos agropecuários que não foram autorizados pelo órgão de defesa sanitária estadual - tanto no Espírito Santo como em outros Estados.
 
- É importante lembrar que para qualquer movimentação de equídeos são obrigatórios a Guia de Trânsito Animal (GTA) e o exame negativo de Anemia Infecciosa Equina (AIE). Para movimentação de equídeos com destino a eventos agropecuários, também é necessário o atestado de vacinação contra influenza equina ou o atestado de não ocorrência da doença na propriedade de origem nos últimos trinta dias.
 
 
 


Informações à Imprensa: Assessoria de Comunicação/Idaf Francine Castro/ Jória Scolforo Texto: Francine Castro Tels: (27) 3636-3774 / 9946-7504 comunicacao@idaf.es.gov.br www.idaf.es.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário