quarta-feira, 23 de maio de 2012

JERÔNIMO MONTEIRO, 100 ANOS.


Há 100 anos Jerônimo de Souza Monteiro, 23 de maio, deixava o Governo Capixaba e entrava para a História como o mais importante administrador público que tivemos, pela capacidade administrativa e visão de futuro.
De 1908 a 1912 foram dados os primeiros passos na industrialização no Estado, com a fábrica de tecidos, de cimento em Cachoeiro de Itapemirim e a produção de açúcar, Em Itapemirim. No seu governo o jornal oficial do Governo, Diário da Manhã, publicava matérias sobre agricultura, principal fonte de recursos e trabalho no Estado.
Foi no Governo de Jerônimo que vieram as primeiras mudas e sementes de café conilon. Numa matéria publicada no jornal Folha da Manhã, comunicando a chegada e disponibilidade do conilon, destaco dois pontos.
1- O governo do Estado fez há pouco aquisição de duas mil mudas e cincoenta litros de semente de café Conillon, que sobre dar um produto reconhecido como excelente por todos aqueles que dele fizeram plantações, tem ainda a enorme vantagem de produzir com a mesma facilidade em terrenos sáfaros, em terrenos de pasto, já fatigados do plantio do café ou mesmo já tendo servido a outras plantações.
2- A distribuição dessas sementes e mudas será gratuita, obrigando-se porém os senhores lavradores que as receberem a dar ao governo do Estado notícias sobre o desenvolvimento da respectiva cultura, e mais tarde fornecerem por sua vez a outros lavradores algumas sementes do mesmo café.
Hoje Jerônimo Monteiro é uma figura que para a grande maioria da população é nome a ruas e avenidas, ao instituto de seguridade dos funcionários públicos do Governo do Estado e uma pequena cidade no sul do Estado.
Triste realidade, a nossa memória histórica não é estudada nas escolas e vai com o tempo sendo apagada. Até quando vamos viver a realidade do esquecimento. Gostaria de estar enganado e sendo precipitado no dia de hoje. Gostaria de ver a figura de Jerônimo reverenciada por todos. Sei que o dever de quem sabe é falar sobre o que sabe. Forçar um mergulho na História. Assim procedo.
O relatório final de Governo Jerônimo é documento impecável, com ilustrações gráficas e fotográficas que deveria ser lido por todos. Bem poucos já tiveram o privilégio de tê-los diante dos olhos.
A benção, Jerônimo de Souza Monteiro. Se tivesse poder, o tornaria uma entidade espiritual e material, mas o que posso fazer é registrar neste espaço o meu pensamento e o meu agradecimento, São Jerônimo de Souza Monteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário