quarta-feira, 30 de maio de 2012

Governo reformula leis para ampliar a cobertura florestal no ES


Dois projetos de lei que irão favorecer a ampliação da cobertura florestal no Espírito Santo serão assinados, nesta quarta-feira (30),pelo governador Renato Casagrande, durante a inauguração das obras de expansão do Sistema de Esgotamento Sanitário em VilaVelha, realizadas pela Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan).

O evento terá início às 15 horas, na Prainha, em Vila Velha, e contará também com a presença da secretária de Estado do MeioAmbiente, Patrícia Salomão. Os projetos propõem a reformulação da Lei de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) e da Lei queinstituiu Fundo Estadual de Recursos Hídricos (Fundágua).

As propostas são estratégicas para o Programa
 Estadual de Ampliação da Cobertura Florestal – Reflorestar, que utiliza o mecanismo de PSA para remunerar o produtor rural com recursos dos royalties do petróleo e gás. A meta é ampliar em até 30 mil hectares acobertura vegetal no território capixaba até 2014.

Caso o novo texto seja aprovado na Assembleia Legislativa, o teto máximo que um produtor rural poderá ganhar por meio do PSA será de 3,2 mil Valores de Referência do Tesouro Nacional (VRTEs), sendo que com legislação atual, o máximo é de R$ 510,00 por hectare.

A ideia é que, além do serviço ambiental prestado pelo homem do campo, os recursos suportem também a implementação de técnicas mais amigáveis ao solo (sistemas silvipastoris e agroflorestais, por exemplo) e a aquisição de insumos (cercas, mudas, adubo, etc).

Já a revisão da Lei do Fundágua prevê que as aplicações do fundo sejam destinadas, prioritariamente, para ações que visam o aumento da cobertura vegetal. Os recursos continuarão sendo provenientes dos royalties de petróleo e gás.

O investimento do Governo do Estado em Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) já ultrapassou R$ 1,8 milhão, e mais de 400 proprietários rurais estão sendo reconhecidos por preservarem suas florestas nas bacias dos rios Guandu, São José e Benevente. Uma área aproximada a 3,7 mil hectares (equivalente a 3,7 mil campos de futebol) está sendo protegida em função do serviço ambiental prestado pelos produtores.


Informações à imprensa: Comunicação Seama/Iema Leila Oliveira/Amanda Amaral (27) 3636-2591/9977-1012 meioambiente.es@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário