quinta-feira, 24 de maio de 2012

Espírito Santo pode criar primeiro Polo de Leite Orgânico em Ibitirama


O agronegócio capixaba vem ganhando força com produtos inovadores e que têm chamado muito a atenção dos consumidores,como, por exemplo, o leite orgânico. Produzido em áreas especiais, onde a alimentação dos animais é baseada na produçãoorgânica sem qualquer inserção de medicamentos que causem danos à produção, o leite orgânico causa interesse nos produtoresque buscam novos mercados consumidores.
Diante desse novo nicho de consumidores, a Secretaria de Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) e o Instituto dePesquisa, Extensão Rural e Assistência Técnica (Incaper) estudam, junto à prefeitura local, a criação de um Polo de Leite ederivados orgânicos, em Ibitirama. O município possui representantes que trabalham com homeopatia animal e fitoterapia, ou seja,não utilizam medicamentos impactantes à saúde animal.

Em reunião realizada no início do mês de maio, em Ibitirama, técnicos da Seag e do Incaper e representantes das associações deprodutores discutiram as técnicas usadas em fazendas orgânicas, visitadas pelos pecuaristas capixabas, nos estados do Rio de Janeiro e São Paulo, em março. Para dar sequência a isso, a Prefeitura de Ibitirama, com apoio do Incaper local, identificou umgrupo de produtores, com potencial na produção orgânica, que  trabalham com leite em tanques de resfriamento e,consequentemente, aderiram ao novo projeto agropecuário da região. 

Para iniciar os trabalhos, os produtores devem fazer uma transição do sistema tradicional para o orgânico e, para isso, contarão com o apoio da Seag, do Incaper e da Secretaria Municipal de Agricultura, na capacitação e comercialização do produto final, agregando-lhe valor. Para qualificar os produtores, serão oferecidos cursos de homeopatia, que orientarão os cuidados com a saúde e alimentação do animal, além da educação ambiental e da adequação necessária das pastagens ao sistema orgânico. 

Outro aspecto importante da reunião foi a preocupação com a Legislação da Agricultura Orgânica, ou seja, os agricultores devem ter conhecimento das medidas que devem ser tomadas e respeitadas para essas atividades. 

Segundo o gerente estadual da Agricultura Orgânica, Decimar Schultz, Ibitirama é o primeiro grupo de produção de leite orgânico do Espírito Santo. “A importância disso é que o grupo vai produzir uma quantidade de leite maior e viabilizará uma produção diferenciada de leite orgânico para o mercado. Além disso, o Espírito Santo vai ter o primeiro núcleo de referência de leite orgânico, que será importante, pois vai gerar conhecimento para a troca de experiência entre os produtores”, destacou Schultz.

Agroindústria Orgânica

Ainda na reunião foi discutida a futura construção de uma usina de leite orgânico para o processamento de derivados lácteos. Inicialmente, o Polo de Leite vai trabalhar com os produtores mais próximos à empresa, facilitando a logística na captação do leite. 

De acordo com o gerente estadual de Pecuária, Pedro Cani, o leite orgânico é a garantia de que o animal não foi tratado com antibióticos, hormônios, produtos veterinários, agrotóxicos ou rações comerciais. É um leite nutritivamente superior ao convencional e possuidor de alguns fatores que ajudam a manter a saúde humana. “Mais do que na produção pelo sistema tradicional, o leite orgânico deve ser muito mais exigente em relação à contagem bacteriana, e de células somáticas, para garantir a qualidade final do produto, por isso, os animais devem estar isentos de quaisquer zoonoses, seguindo o protocolo de sanidade”, destacou Cani.

O leite orgânico é isento de quaisquer substâncias químicas nocivas ao meio ambiente. Comparado ao convencional, o leite orgânico difere do comum por conter substâncias importantes na alimentação humana. Segundo Pedro Cani, o leite orgânico é rico em carotenóides - vitaminas A e E, antioxidantes e ácido ômega três - além de proteínas saudáveis ao homem.


Informações à Imprensa: Assessoria de Comunicação da Seag Leo Júnior Tels: (27) 3636-3700 / 9942-9616 leonardo@seag.es.gov.br Mike Figueiredo Tels: (27) 3636-3651 mike@seag.es.gov.br Texto: Reuber Diirr
st-fon� �-m l P[ �/P New Roman";color:#3D464C;mso-fareast-language: PT-BR'>operacionais da linha aos agricultores.
Como se tornar cliente do Bandes
O agricultor que desejar o financiamento do Bandes tem uma estrutura acessível à sua disposição. O banco tem consultores emtodos os municípios do Estado, que estão aptos a elaborar as propostas de financiamento, conhecem a documentação necessária e as melhores opções de crédito para cada caso. Assim, o produtor rural não precisa sair do seu município para ter um financiamentodo Bandes. Basta ligar para o Bandes Atende, no 0800 283 4202 ou acessar o site www.bandes.com.br e se informar sobre ostelefones e os endereços dos consultores mais próximos e marcar uma visita.

Serviço
Apresentação
 da linha de crédito Funres Desenvolvimento Rural
25 de
 junho, às 9 horas, no Palácio da Café Conilon (Praça Aurélio Bastianelo, Centro São Gabriel da Palha).

Condições Operacionais Linha Funres Fomento Rural
Valores:
 até R$ 350 mil;
Taxa
 de juros: 6% ao ano;
Prazos:
 até 10 anos;
Prazo
 de carência: até 3 anos.


Informações à imprensa Assessoria de Comunicação do Bandes Bárbara Deps Bonato Tel.: 3331-4352 / 9945-5907 barbarabonato@bandes.com.br Texto: Wilson Igreja www.bandes.com.br www.twitter.com/bandes_ES

Nenhum comentário:

Postar um comentário