terça-feira, 22 de maio de 2012

Soraya Smaili, Diretora Cultural e Científica do ICArabe, aborda a condição da mulher no ciclo de debates “Imigrantes e Refugiados”


Copyright © 2012 Icarabe.org

Com o tema “Mundo Árabe e Mundo Muçulmano: Enlaces Sociais e Subjetivos”, o terceiro debate do ciclo abordou as particularidades sócio-histórico-culturais do Oriente Médio com a construção de histórias social e subjetiva, marcadas por deslocamentos e enlaces culturais, religiosos e tradicionais. Principais pontos da abordagem: a islamofobia, a participação política da mulher árabe e da mulher muçulmana, as artes e o cinema como manifestação da diversidade cultural das diferentes sociedades árabes.

Soraya dividiu a mesa com a professora Miriam Debieux Rosa (USP e PUC-SP), curadora do ciclo, e Christian Ingo Lenz Dunker (USP, Fórum do Campo Lacaniano), que coordenou o debate. Na ocasião, foram exibidos trechos do filme Incêndios, direção de Denis Villeneuve, que conta a história de uma refugiada de guerra.
O encontro, segundo Soraya Smaili, foi uma excelente oportunidade para estimular o debate sobre os estereótipos que comumente são associados à mulher árabe e à mulher muçulmana. "Muitas perguntas surgiram do público sobre o tema, o que nos permite desfazer esses estereótipos", afirma Soraya. 
A questão do fundamentalismo também concentrou a atenção dos presentes. "É importante mostrar que o fundamentalismo é uma ideologia associada a todas as religiões, não só ao Islã, como muitas vezes as pessoas e os meios de comunicação afirmam.”
O ciclo "Imigrantes e Refugiados" é gratuito e acontece até dia 7 de agosto. Confira a programação abaixo:

Junho de 2012

Dia 5 de junho, terça-feira, às 19h30

Trauma e Deslocamentos Humanos: Imigração e RefúgioNessa data serão abordadas as dimensões subjetivas, vivências e percursos dos imigrantes e refugiados que se veem forçados a sair de sua terra natal por guerras, perseguições políticas e outras formas de violência que geram perdas e têm o trauma como consequência do deslocamento. O silêncio, gerado por vivências de humilhação, produz rupturas e impasses pela clivagem dos tempos, e, assim, as histórias pessoais e culturais não podem ser contadas e compartilhadas.  A presença do outro que se constitua em testemunha, possibilita a retomada da palavra sobre as experiências de perda e, com ela, a reorganização da história pessoal, que necessariamente se entrelaça à política.
Palestrante – Márcio Seligmann-Silva (UNICAMP)
Palestrante – Ana Maria Medeiros da Costa (UERJ e APPOA)
Coordenador – Reginaldo Nasser (PUC–SP)
Atividade cultural – Cinema: curta-metragem Home-video, direção de Lucas Rached

Dia 12 de junho, terça-feira, às 19h30

Políticas para Imigrantes e Refugiados
Será debatido o lugar das políticas de acolhimento dos imigrantes e refugiados, seja nas políticas do Estado, seja na atuação de projetos sociais de parceiros da sociedade civil e religiosa. Serão abordadas as demandas e necessidades dos imigrantes e refugiados relativas à documentação e ás dificuldades de obtenção de emprego para os refugiados. Os debatedores questionam as políticas que englobam não somente a facilitação da entrada e documentação dos imigrantes e refugiados como também o combate à discriminação, ao preconceito e à xenofobia que impedem o seu acolhimento e integração na sociedade brasileira.
Debatedor – Paulo Abrão (Secretário Nacional de Justiça, PUC-RS e Universidade Católica de Brasília)
Debatedor – Paolo Parise (Instituto de Teologia São Paulo–Itesp)
Mediador – Mauro Iasi (UFRJ).
Atividade cultural – Música: percussão, violão e canto com WEM e Rodrigo Fuji

Agosto de 2012

Dia 7 de agosto, terça-feira, às 19h30

Desafios e Perspectivas no campo da Imigração e RefúgioO encontro deve apresentar as principais questões levantadas nos eventos Imigrantes e Refugiados: deslocamentos em um mundo em crise, organizado por Miriam Debieux Rosa, e Fronteiras em Movimento: Deslocamento e Outras dimensões do Vivido, organizado por Zilda Iokoi. Deve debater os desafios e as perspectivas no campo da imigração e refúgio e propor as direções e os encaminhamentos nessa área.
Palestrante – Miriam Debieux Rosa, curadora do projeto Imigrantes e Refugiados: deslocamentos em um mundo em crise
Palestrante – Zilda Iokoi, curadora do projeto Fronteiras em Movimento: Deslocamento e Outras Dimensões do Vivido
Debatedor – Luiz Varese (antropólogo e jornalista. Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados – ACNUR)
Debatedor – Emir Sader (Universidade Estdual do Rio de Janeiro–UERJ)


Serviço:
IMIGRANTES E REFUGIADOS: DESLOCAMENTOS EM UM MUNDO EM CRISE – Ciclo de palestras e debates. De maio a agosto de 2012, terças-feiras, no cinema do Centro Cultural Banco do Brasil. Dias 1º de maio às 19 horas, 8 e 15 de maio às 19h30. Dias 5 e 12 de junho às 19h30 e 7 de agosto às 19h30. Recomendável para maiores de 14 anos. GRÁTIS.

CENTRO CULTURAL BANCO DO BRASIL – Rua Álvares Penteado, 112 – Centro. Próximo às estações Sé e São Bento do Metrô. Informações (11) 3113-3651/ 3113-3652. Acesso e facilidades para pessoas com deficiência física// Ar-condicionado // Loja // Café Cafezal. Capacidade – 70 lugares. www.bb.com.br/cultura ewww.twitter.com/ccbb_sp.

Estacionamento conveniado:
Estapar Estacionamentos
Rua da Consolação, 228 (Edifícos Zarvos)
(R$ 10,00 pelo período de 5 horas. Necessário carimbar o ticket na bilheteria do CCBB). Informações: (11) 3256-8935. Van faz o transporte gratuito até as proximidades do CCBB – embarque e desembarque na Rua da Consolação, 228 (Edifício Zarvos) e na XV de novembro, esquina com a Rua da Quitanda, a vinte metros da entrada do CCBB.

Compartilhe e divulgue!
ICArabeInstituto da Cultura árabe (da redação)

Comentários


Nenhum comentário:

Postar um comentário