terça-feira, 29 de maio de 2012

Piscicultores do Espírito Santo recebem 266 tanques-rede


 Piscicultores e agricultores familiares participaram da entrega de 266 tanques-rede, realizada pelo Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) nesta segunda-feira (28). A iniciativa irá beneficiar 20 entidades de produtores de 16 municípios capixabas, que contarão com o apoio do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) e do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) na execução do projeto.

Na ocasião, as entidades beneficiadas com o projeto de fomento para o desenvolvimento da aquicultura no Espírito Santo assinaram o termo de permissão de uso dos tanques-rede. Os beneficiários terão o período de cinco anos para desenvolver a atividade em suas propriedades.

De acordo com o Superintendente do Ministério da Pesca e Aquicultura no Espírito Santo, Cledson Felippe, a entrega dos tanques-rede é importante para iniciar os arranjos produtivos na área da pesca. “A iniciativa visa aproveitar o potencial aquícola do estado, promovendo o aprendizado e familiaridade com os tanques-rede. Além disso, o incentivo à piscicultura no meio rural busca diversificar os alimentos consumidos no campo e ampliar a fonte de renda para os agricultores”, afirmou Cledson.

A entrega dos tanques-rede também é considerada uma iniciativa relevante devido ao bom potencial do Espírito Santo para a pesca. “O eixo Abrolhos-Trindade, no litoral capixaba, possui um elevado índice de biodiversidade e a produção de pescado é feita há séculos. O desafio é buscar políticas de manutenção dos estoques pesqueiros e desenvolver conhecimento e pesquisa em torno do tema”, afirmou Cledson. Diante disso, é que o campus de Piúma do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) e o Centro Universitário Norte do Espírito Santo (Ceunes) receberão 20 tanques-rede cada para desenvolver estudos sobre a domesticação de peixes marinhos.

Para o representante do assentamento Tomazine em Santa Teresa, Dimas Melo, o recebimento dos tanques-rede irá contribuir para ampliar a renda das famílias assentadas. “Possuímos uma represa no assentamento e estamos iniciando a experiência com o recebimento de seis tanques. Esperamos produzir para o consumo interno, mas também para a venda”, afirmou Dimas. Ele também disse que o que motivou a participação no projeto foram as políticas públicas de incentivo à piscicultura.

Os tanques-rede também irão beneficiar associações que já desenvolvem trabalho com a piscicultura, como é o caso das aldeias indígenas de Aracruz. Na localidade, serão entregues 24 tanques-rede. “Queremos avançar nossa produção de peixes para a comercialização, por meio do fornecimento para a merenda escolar e programas de compra de alimentos”, afirmou o coordenador do grupo de pesca da Aldeia Tupinikim Brasil Brasil, Valdir de Almeida Silva.

A partir da entrega dos tanques, os órgãos estaduais da rede agrícola irão acompanhar a execução do projeto. No caso do Incaper, haverá o acompanhamento dos beneficiários por meio da assistência técnica e extensão rural. “Iremos realizar atividades de capacitação dos beneficiados com os tanques, mas também com nossos técnicos que irão auxiliar no projeto. Iremos dar suporte a essa iniciativa no dia a dia do piscicultor”, afirmou a Coordenadora do Programa de Aquicultura e Pesca do Incaper, Juliana de Barros Valle.


Informações à Imprensa: Assessoria de Comunicação – Incaper Eduardo Brinco/Juliana Esteves/Luciana Silvestre Texto: Luciana Silvestre comunicacao@incaper.es.gov.br Tel: 3636-9865/3636-9868/9850-2210 Twitter: @incaper

Nenhum comentário:

Postar um comentário