Os sabores da agricultura familiar do Espírito Santo, como pães, bolos, geleias, socol e diversos outros produtos fizeram sucesso no 8° Salão de Turismo e 3° Salão de Artesanato do Espírito Santo - Expotur 2012. O evento, realizado entre os dias 25 e 27 de maiona Praça do Papa, em Vitória, teve o apoio do Governo do Espírito Santo por meio da Secretaria de Estado de Turismo (Setur),Secretaria de Agricultura, Aquicultura e Abastecimento (Seag) e contou, pela terceira vez, com a participação do InstitutoCapixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper).
Um dos grandes atrativos do evento foi o “Armazém da Agricultura Familiar”. “O sentimento é de satisfação. Falei sobre o que gosto de
fazer e ainda tive a oportunidade de divulgar e vender o meu produto”, diz o
apicultor Aldemir Gomes de Souza, de Itapemirim.
Seu Aldemir recebeu apoio do Incaper na propriedade e também na hora de expor os produtos no evento. Ele participou doscursos de boas práticas na manipulação de alimentos e pôde acondicionar mel e derivados de maneira adequada. Além disso, seuAldemir, que adora uma boa prosa, falou bastante das propriedades do mel para os clientes que visitaram o estande.
Se para o expositor a avaliação foi positiva, para o visitante não foi diferente. Para o
Robson Dias evento superou as expectativas:“Gosto das coisas do interior e achei muito bom ver que aqui a gente pode comprar aquela linguicinha da roça e a cachaçaartesanal”, pontuou.
O conceito de integração dos municípios capixabas foi a essência do evento, que já é considerado a maior vitrine dos produtoscapixabas.
“A Expotur representa o Espírito Santo. E o Incaper está presente no dia a dia dos capixabas. Onde tem agricultura,meio ambiente, turismo, tem o Incaper. É uma apresentação coletiva do que o Espírito Santo produz”, avalia Evair Vieira de Melo,presidente do Incaper.
O governador Renato Casagrande ficou satisfeito em ver o sucesso do evento. Ele falou sobre a identidade do povo capixaba,afirmando que é muito difícil encontrar tamanha diversidade num Estado com a dimensão territorial do Espírito Santo. “A nossaidentidade está na nossa diversidade”, disse Casagrande. E arrematou: “É uma alegria ver as pessoas de um Estado que se posicionacada vez mais no cenário nacional. O Espírito Santo tem proporcionado cada vez mais felicidade para o povo capixaba”.
Informações à imprensa: Assessoria de Comunicação – Incaper Eduardo
Brinco/Juliana Esteves/Luciana Silvestre Texto: Juliana Esteves
comunicacao@incaper.es.gov.br Tel: 3636-9865/3636-9868/9850-2210 Twitter:
@incaper
Nenhum comentário:
Postar um comentário