quinta-feira, 24 de maio de 2012

Dia nacional do café: potencial capixaba é reconhecido mundialmente



24 de maio: Dia Nacional do Café
No dia 24 de maio é comemorado o “Dia Nacional do Café”. O mundo, o Brasil, o Governo do Espírito Santo, o Instituto de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), os produtores e os consumidores capixabas têm motivos de sobra para comemorar, pois o café é uma das bebidas mais importantes tanto no aspecto social quanto econômico.

A cultura do café gera recursos que ultrapassam a ordem de US$ 80 bilhões por ano. Emprega nada menos que 20 milhões de pessoas no mundo, oito milhões delas no Brasil. Só no Espírito Santo, em torno de 400 mil pessoas trabalham, direta ou indiretamente, com a cafeicultura.

O Brasil sempre foi o maior produtor, respondendo por 35% a 40% da produção mundial. No Espírito Santo, a atividade centenária contribuiu significativamente para a consolidação da economia, continua sendo a principal fonte de renda de 80% dos municípios capixabas e é a principal atividade agrícola, pois envolve mais de 78 mil famílias localizadas em 77 municípios.

A participação do Incaper nesta história é significativa. “O café representa 43% do valor bruto da produção agrícola. E os esforços do Instituto em pesquisa e desenvolvimento da cafeicultura capixaba são da mesma ordem. Quase metade dos trabalhos desenvolvidos pelo Incaper é voltada para o café”, afirma Romário Gava Ferrão, coordenador do Programa Estadual de Cafeicultura.

O Incaper trabalha o conilon há 27 anos, já os estudos com o arábica são mais recentes, têm 15 anos. Junto às mais diversas parcerias, o Incaper desenvolveu conhecimento e tecnologias que ajudaram a colocar a cafeicultura do Espírito Santo como uma das mais competitivas e sustentáveis do Brasil.

“Os trabalhos desenvolvidos pelo Incaper ajudaram a aumentar significativamente a produtividade, a produção e a qualidade do café capixaba. Isso levou o Espírito Santo a bater recorde de produção no ano passado, e a expectativa é de que esse recorde seja superado este ano”, comemora Evair Vieira de Melo, diretor-presidente do Incaper.

Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Incaper
Eduardo Brinco/Juliana Esteves/Luciana Silvestre
Texto: Juliana Esteves / Eduardo Brinco
comunicacao@incaper.es.gov.br
Tel: 3636-9865/3636-9868/9850-2210
Twitter: @incaper

Nenhum comentário:

Postar um comentário