quarta-feira, 30 de maio de 2012

CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM - Escolas desenvolvem ações de combate ao fumo


Alunos vão às ruas em passeatas para alertar sobre os riscos do hábito de fumar
 As escolas municipais de Cachoeiro de Itapemirim vão comemorar o Dia Mundial Sem Tabaco nesta quinta-feira (31). Com ações realizadas dentro e fora da sala de aula, elas pretendem alertar alunos e também moradores dos bairros onde estão localizadas sobre os perigos do hábito de fumar. Passeatas, palestras, exposição de cartazes e trabalhos sobre o tema são algumas das atividades preparadas pelas unidades de ensino.

Na escola “Professor Athayr Cagnin”, no bairro Abelardo Machado, os alunos vão apresentar à comunidade, durante todo o dia, o Túnel Temático que construíram. Quem passa pela montagem pode conhecer mais sobre a história do tabaco, a composição do cigarro e o início da dependência, a publicidade desse produto e os impactos que provoca no meio ambiente.
“O túnel tem cartazes, comerciais contra o tabagismo, fotos e encenações que são fruto da pesquisa e da criatividade dos alunos”, conta a gestora da unidade, Zilda Mara Mota.

A escola “Professora Gércia Ferreira Guimarães”, no bairro Village da Luz, também vai apresentar trabalhos que alunos realizaram durante este mês. Entre eles, maquetes de um cigarro com as substâncias que o compõe e de um pulmão sadio e outro doente, para ilustrar os efeitos do uso do tabaco sobre o órgão.
“Maria Stael de Medeiros Teixeira”, “Prof. Valdy Freitas”, “Nossa Senhora das Graças”, “Maria das Dores Pinheiro do Amaral”, “Zilah Lima de Moura”, entre outras unidades, também vão expor trabalhos escolares sobre o tema.
Passeatas 
Algumas das escolas da rede municipal vão levar conscientização às ruas dos bairros em que estão inseridas. Munidos de cartazes sobre os malefícios do cigarro, alunos vão realizar passeatas. “Galdino Theodoro da Silva”, “Oswaldo Machado”, “São Francisco de Assis” e “São Vicente”, que vai promover também um passeio ciclístico, são unidades que aderiram a essa atividade.
Essas ações realizadas pelas escolas para comemorar o Dia Mundial Sem Tabaco não são isoladas. “Esse é um tema transversal trabalhado durante todo o ano em várias disciplinas do currículo”, conta a coordenadora municipal do programa de Saúde e Prevenção nas Escolas, Cristiane Mion

Nenhum comentário:

Postar um comentário